Notícia

Gestão de Pessoas

22/01/2017 - 13h00

Matera lança universidade corporativa

São raros os segmentos de mercado que possuem vagas abertas, especialmente em tempos de crise econômica, mas as empresas de TI são oásis neste cenário, uma vez que estão sempre em busca de profissionais. A demanda a ser atendida não é fruto somente do crescimento do mercado, mas também da rara oferta de profissionais qualificados e atualizados.

Uma das 35 melhores empresas de médio porte para se trabalhar, de acordo com o ranking 2016 do GPTW, a Matera escolheu o ano de seu 30º aniversário para implementar sua universidade corporativa. A empresa sempre investiu em treinamentos e capacitação para evoluir seus profissionais em competências técnicas e comportamentais e agora, como um processo gradual na gestão do conhecimento, lança a UniMatera.

O grande diferencial é o mapeamento e centralização de todo o conteúdo de aprendizado, muitas vezes compartilhado somente com a equipe criadora, e que agora passa a ser de fácil acesso e visualização para todos os funcionários. "Quando um novo profissional entra no time, está bem mais claro por quais treinamentos ele deve passar e qual é sua trilha de aprendizado na empresa", explica Marcel Santos, analista de RH do departamento de desenvolvimento humano da Matera.

A UniMatera tem seu conhecimento dividido em currículos que compreendem aspectos técnicos, de negócio, comportamentais, atualização tecnológica e liderança. As aulas são dadas por outros colaboradores, que são incentivados a compartilhar conhecimento. Antes da UniMatera, o processo de levantamento de necessidades de treinamentos era feito em parceria com a liderança, alinhado as necessidades do negócio e da equipe.

"Foi integrado ao programa da UniMatera a Trilha de Carreira, ferramenta que permite aos funcionários da Matera terem uma visão mais clara dos caminhos profissionais que podem percorrer dentro da empresa e suas possibilidades de desenvolvimento, assim como as competências necessárias para os cargos que ocupam", detalha Santos.

A criação da universidade corporativa é a concretização de mais uma iniciativa ligada a um dos objetivos estratégicos da empresa, que visa capacitar as equipes nas competências críticas para suportar o ciclo de crescimento da organização. A próxima etapa da UniMatera deve ser a criação de um processo de gameficação deste conhecimento, como forma de motivar as equipes a promoverem e participarem das capacitações.