Notícia

Gestão de Pessoas

02/10/2016 - 09h00

Como uma estratégia de HCM pode ajudar as empresas a reduzirem seus custos

A força de trabalho traz desafios complexos para o RH de qualquer organização. Além de lidar com uma série de processos como recrutamento, admissão e treinamento de funcionários, ainda é preciso se preocupar com os custos agregados. Em um cenário econômico difícil, a Gestão do Capital Humano (HCM) pode ajudar as empresas a lidarem com essas dificuldades.

 

“Com a ampla oferta de tecnologias específicas para o setor de RH, é possível realizar a gestão de pessoas com maior eficiência, o que ajuda as empresas a expandirem de uma forma mais sustentável em termos de custo. A abordagem holística da Gestão do Capital Humano pode ajudar a manter o talento contratado, feliz e alinhado com os objetivos de negócios das organizações”, afirma John Mackenzie, executivo de Marketing, Vendas e Produtos da ADP Brasil.

 

Confira alguns pontos que mostram como uma boa gestão do capital humano pode reduzir custos da organização:

 

- Terceirização de processos

Segundo o estudo "A era dos serviços baseados na tecnologia global de HCM" realizado pela ADP, dois fatores principais que tornam o RH mais lento e, consequentemente mais caro, são o recrutamento e o processamento de funções do departamento. Outro levantamento do instituto de pesquisa HfS, mostra que a Terceirização do Processo de Recrutamento (RPO) faz parte de uma tendência crescente de terceirização de vários processos de RH, por exemplo, benefícios e folha de pagamento, atividades em que as empresas podem obter uma redução de cerca de 43% no custo total e melhorar a conformidade em 34%.

 

- Adoção de banco de horas

Devido à concorrência para conseguir novos negócios e clientes, as organizações precisam estar constantemente pensando em formas de reduzir seus custos sem cortar cargos. Uma forma simples e eficiente que pode ser realizada pelo departamento de RH é a adoção do banco de horas. Quando não é necessário pagar horas extras para os funcionários, o custo é diminuído de forma considerável.

 

- Otimização dos treinamentos

De acordo com a pesquisa realizada pela ABTD (Associação Brasileira de treinamento e desenvolvimento), que entrevistou mais de 525 empresas com mais de 500 colaboradores, as organizações gastam em média, R$ 518,00 para o treinamento de cada colaborador. Isso mostra que as grandes organizações estão cada vez mais atentas em investir em boa performance e atendimento cada vez mais eficiente, reduzindo custos a longo prazo. Além disso, uma equipe que passou por treinamentos diversificados será capaz de assumir uma série de funções em caso de ausência por férias ou outro motivo, não se tornando necessário contratar um novo colaborador para uma demanda pontual.

 

- Contratação assertiva

Segundo estudo do ADP Research Institute, 80% dos líderes de RH consideram a aquisição de talentos algo urgente. Porém, em um momento de instabilidade econômica, contratar de forma assertiva se torna fundamental para qualquer organização, principalmente quando se leva em conta o alto custo que um erro nesta hora pode representar. O novo cenário global requer novas estratégias para atrair, contratar e gerenciar pessoas. Uma boa gestão de pessoas pode ser o diferencial para uma escolha certeira, pois pode fazer com que os recrutadores estejam mais preparados e alinhados a estratégia de negócios da companhia na hora da seleção.