Notícia

Gestão de Pessoas

29/07/2016 - 23h04

Panorama dos programas de estágios e trainees

Panorama dos programas de estágios e trainees

A economia do país tem dado sinais preocupantes, o que fez com que as empresas ficassem mais cautelosas em relação a novos investimentos. Com a revisão nos orçamentos, as negociações de preço para a condução de projetos ficaram mais difíceis.

Por outro lado, embora o momento seja de crise na economia, a oferta de estágios aumentou. Os jovens talentos têm uma contribuição importante para as organizações, oferecendo competências técnicas e comportamentais cada vez mais desenvolvidas, que podem efetivamente agregar valor às empresas.

Roberta Moura, gerente de Projetos da Meta Talentos, explica que algumas empresas estão revisando os processos (formato, duração e conceito), pois neste período o jovem mudou, assim como as organizações. “A geração Y tem se destacado no mercado de trabalho e unir a versatilidade, energia, curiosidade, interesse por desenvolvimento, ao custo de contratação, continua chamando a atenção de grandes empresas”, comenta.

Algumas empresas substituíram o Programa de Trainee pelo Programa de Estágio. Ao invés de realizarem um processo seletivo para recém-formados e contratá-los para assumir cargos de gestão, preferiram elevar as exigências na atração e seleção de estagiários, e buscam desenvolver o profissional ainda enquanto estudam. Com isso, reduzem os custos dos programas e podem aumentar o nível de retenção acompanhando a carreira destes jovens.

Para a executiva, o grande desafio é reter os jovens talentos nas organizações, após as etapas de atração e seleção. O objetivo é potencializar resultados e evitar o desperdício de recursos, seja com Programas de Estágio ou Programas de Trainee, principalmente em tempos de economia em marcha lenta, como atualmente. Buscar as melhores estratégias para garantir a retenção destes profissionais representa um diferencial para os programas.

A atração e seleção dos jovens é apenas o ponto de partida para o que realmente significa um diferencial, que é o plano de desenvolvimento destes profissionais durante o período em que estão no Programa de Estágio ou Trainee. Planejar e implementar um programa robusto que contemple etapas de amplo desenvolvimento do jovem inclui treinamentos, acompanhamento dos líderes e práticas que auxiliarão na formação do desenvolvimento técnico e comportamental, sem esquecer também o estímulo para uma atuação empreendedora e inovadora.

Roberta afirma que as principais tendências para os programas de estágio e trainee devem contemplar a contratação e o desenvolvimento de profissionais técnicos. “A formação de futuros líderes é o que mais vemos nos programas de trainees das organizações. O objetivo é quase sempre atrair jovens talentos pensando em transformá-los nos gestores no futuro”, aponta. “No entanto, algumas empresas já perceberam que é igualmente importante formar profissionais na área técnica, tanto quanto aqueles profissionais que buscam ocupar uma posição de gestão”, completa.