Notícia

Gente

02/03/2021 - 11h06

Ricardo Mota é o novo diretor de Diversidade & Inclusão da Hapvida

O executivo atuará ao lado de Majo Campos, vice-presidente de Gente, Gestão de Pessoas e Diversidade

 

 

 

Com larga experiência em Recursos Humanos, adquirida em 18 anos de atuação em empresas como Atrium Telecomunicações, Telefônica, Group1 e UAB Motors, Ricardo Mota é o novo contratado da Hapvida, empresa do setor de saúde suplementar, como diretor de Diversidade & Inclusão (D&I). O executivo atuará em conjunto com Majo Campos, que, em julho de 2020, assumiu a vice-presidência de RH da empresa, sendo a primeira mulher a se reportar ao CEO da companhia. Por entender que pessoas são muito mais que recursos, um mês depois da chegada de Majo, a área passou a se chamar Gente, Gestão de Pessoas e Diversidade.

 

Ricardo assinala que as práticas de RH e de D&I estão intimamente ligadas. “Foi na área de Recursos Humanos que descobri que o meu grande prazer e habilidade é trabalhar com e para as pessoas, sem deixar de lado a importância do negócio e a necessidade do resultado para seguir crescendo. E isso tem tudo a ver com a inclusão de pessoas de diversos perfis e pensamentos no ambiente de trabalho. Não há como uma empresa comemorar sucesso se não contemplar a D&I de clientes, equipe e sociedade em geral”, afirma.

 

Ele garante que esse tema entrou para ficar nas organizações: “Não é mais um modismo ou discurso. É um tema urgente e necessário. É preciso criar uma cultura inclusiva, em que o respeito, a criatividade e o reconhecimento contribuam para melhores ambientes e resultados”.

 

A Hapvida vive uma fase de franco crescimento. No último final de semana, foi anunciada a fusão da empresa com a Notre Dame Intermédica, formando uma companhia de mais de R$ 110 bilhões. Para Ricardo, o desafio de democratizar o acesso à saúde em um país continental, de cenários e culturas ímpares, passa necessariamente pela construção de uma empresa diversa para a criação de soluções que atendam a um universo tão grande de brasileiros.

 

Foto de abertura: Carol Mendonça