Notícia

Gente

01/02/2019 - 09h00

Will Costa assume gerência na Estante Mágica

Um dos mais importantes nomes da educação brasileira contemporânea acaba de se incorporar à equipe da Estante Mágica – plataforma educacional para escolas que transforma alunos em autores do próprio livro. Sergipano, radicado no Rio de Janeiro, professor de Português e Literatura, Mestre em Psicanálise e autor de quatro livros, Will Costa aceitou o convite e assume a Gerência de Educação da empresa, tendo como um dos principais desafios fazer com que todo o time da startup "fale a língua" do professor. Segundo o cofundador da Estante Mágica Robson Melo, a multiformação de Will será tão importante quanto o olhar atento do educador às chamadas competências socioemocionais, essenciais para que o jovem de hoje enfrente os desafios do século XXI. "Acreditamos que possa nos ajudar a ver o que temos de valor na empresa que não está evidente", acrescenta.
 
Professor da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, Will conheceu a Estante Mágica por meio do outro fundador da startup, Pedro Concy, como ele, Talento da Educação da Fundação Lemann. Will foi selecionado por conta do extraordinário resultado do trabalho de mudança do paradigma educacional que desenvolveu como diretor do Centro Educacional Chico Anysio.
 
A escola foi pioneira na implementação do socioemocional com intencionalidade e aderiu ao modelo que hoje é preconizado por alguns dos principais especialistas em Educação. "O mundo de hoje é muito diferente daquele em que estudamos e o desafio que se apresenta para o educador é se adaptar a este novo cenário e fazer algo que não lhe foi ensinado. O bom professor é aquele que encontra a melhor forma de transmitir conhecimento ao aluno", diz Will.
 
Os resultados alcançados na Chico Anysio apontam para o êxito do projeto comandado por Will: nada menos do que 60% dos alunos que fazem o Enem têm conseguido passar para universidades públicas. Will começou a ser chamado para dar palestras e para contar os segredos do sucesso da escola, que mantém parceria com o Instituto Ayrton Senna.
 
Will foi convidado pela Fundação Lemann para criar uma rede interestadual de profissionais que fazem diferença na educação dos alunos, visando a ajudar na melhoria da educação pública. Hoje, a "Conectando saberes" está presente em todos os estados do país e busca a transformação por meio da excelência de ensino e na equidade de oportunidades de aprendizado: "Quando a fundação me convidou a participar do maior evento de educação do mundo, em Austin, nos Estados Unidos, tive não apenas a oportunidade de aprender muito, como também de ver que o que fazíamos por aqui estava em linha com que se defendia como melhores caminhos para a educação".
 
Antes mesmo de conhecer os fundamentos das competências socioemocionais, Will já buscava ensinar aos alunos de uma forma mais atraente, fosse por meio de debates, em que eram coprotagonistas, fosse na orientação que lhes dava para a produção de textos. "Hoje, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz esta demanda do socioemocional, mas poucos professores ainda entendem como ela funciona", conta.
 
No início de 2019, Will se prepara para conhecer de perto um dos principais sistemas de ensino do mundo. Convidado pela Fundação Lemann, seguirá, com 20 outros educadores, para Singapura, que detém os maiores índices de desempenho escolar no mundo. "Vou beber na fonte, descobrir os mecanismos de formação do professor. Depois, é trazer para aplicar por aqui", promete.