Notícia

Gente

09/11/2016 - 14h00

Publicis traz profissional de inovação, digital e tecnologia para comandar criação

Com foco nas novas demandas dos clientes, que exigem cada vez mais que conceitos como DMP, DSP e inteligência artificial, entre outros, estejam entrelaçados às ideias criativas, a Publicis Brasil anunciou um novo modelo para a área de Criação. Em um movimento inédito entre as maiores agências do mercado brasileiro, um profissional de inovação e digital, com larga experiência em tecnologia, assume o cargo de Chief Creative Officer.

 

Domenico Massareto, fundador da agência digital ID (hoje integralmente da rede TBWA\), passa a comandar o time de mais de 60 criativos da Publicis Brasil, contando com o apoio de sete diretores de criação: Dani Ribeiro, Juliana Patera, Henrique Mattos, Luís Felipe Figueiredo, Marcelo D´Elboux, Mariana Cassandra e Sérgio Scarpelli.

 

Ele assume o lugar de Kevin Zung, que depois de quase 15 anos na agência, os três últimos na posição de diretor-executivo da área, parte para projeto internacional dentro da Publicis. Durante o mês de novembro, Kevin continuará na agência, participando do processo de transição ao lado de Domenico.

 

“O Kevin foi fundamental para que pudéssemos ser bem-sucedidos no processo de transformação que implementamos nos últimos dois anos com o objetivo de elevar a qualidade da entrega criativa aos clientes. Ele imprimiu consistência aos trabalhos e eficácia aos resultados, e deixa uma equipe coesa, competente e apta a pensar tanto no dia a dia das marcas quanto no fortalecimento a médio e longo prazos”, comenta Hugo Rodrigues, presidente da Publicis.

 

Segundo Hugo, a escolha por Domenico representa uma quebra de paradigmas. “Trazer um profissional especializado em inovação para o centro do negócio – a criação –, em vez de simplesmente colocá-lo como um ‘apêndice’ nessa estrutura, em uma agência do porte da Publicis, reafirma o quanto estamos comprometidos em nos posicionar à frente das mudanças e não simplesmente em acompanhá-las. O Domenico alia espírito empreendedor a uma visão criativa e tecnológica de vanguarda. Esse perfil raro é extremamente valorizado e necessário em um ambiente inundado diariamente por novas plataformas digitais”, complementa.

 

Graduado em Cinema, Domenico Massareto começou a carreira em publicidade como diretor de arte na TBWA\Brasil. Programador autodidata, passou os últimos 16 anos estudando e ensinando o processo criativo – ele é professor da ESPM/Miami Ad School e da pós-graduação da ESPM. Seu trabalho foi reconhecido em todos os principais festivais de publicidade do mundo e ele tem entre seus prêmios 15 Cannes Lions. No fim de 2007, Domenico deixou a função de diretor de criação da Africa e fundou a agência digital ID com a rede TBWA\. Em 2016, representou o Brasil como jurado da categoria Mobile Lions do festival de Cannes.

 

“O mercado foi muito generoso comigo e tive a oportunidade de dividir minha visão de comunicação integrada com muitos colegas de profissão”, conta Domenico. “O Hugo foi uma dessas pessoas e, ao me ouvir, perguntou se eu não poderia exercitar essa visão dentro da Publicis. Depois de algumas conversas, me convenci do potencial desta parceria, pois estávamos alinhados em uma premissa fundamental: nós nunca discutimos ‘o que’ iríamos fazer. Discutimos apenas ‘como’ iríamos trabalhar. Como poderíamos impactar os próximos passos da agência e sua bela trajetória.”

 

“Sob a liderança do Hugo, a Publicis viveu uma profunda transformação da qual eu tive o prazer de participar, lançando campanhas comentadas pelo público, premiadas nacional e internacionalmente e de retorno garantido para os clientes. Tenho certeza de que deixo a criação da agência em boas mãos e fico feliz de continuar a fazer parte da Publicis, ainda que agora em outro país”, finaliza Kevin.