EPS - EMPRESAS PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS 2016
Mais um evento do Grupo Gestão e RH
07/12/2016
20h
TIPO: PRESENCIAL

PESQUISA RECONHECE AS MELHORES EMPRES PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS 2016

 

Para reconhecer as boas práticas no desenvolvimento de ambientes de trabalho psicologicamente saudáveis em ações que valorizem as iniciativas voltadas para o equilíbrio de seus colaboradores, para que eles possam ter opções de lazer ao lado de seus familiares ou mesmo uma jornada de trabalho flexível, a revista Gestão RH realiza junto as maiores empresas do Brasil a pesquisa “Empresas Psicologicamente Saudáveis – EPS”.

 

Na prática, a pesquisa busca identificar os processos desenvolvidos em prol do crescimento dos trabalhadores dessas organizações, por meio de investimentos em educação e treinamentos. E procura verificar de que forma os programas de desenvolvimento de liderança como, por exemplo, assesment, estão contribuindo para alavancar o potencial desses profissionais, bem como saber como essas empresas conduzem no seu dia a dia as questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho do seu time de colaboradores e, consequentemente, a busca pela promoção da qualidade de vida. E também explorar como os resultados obtidos por meio de suas políticas de reconhecimento, como a remuneração alinhada com o mercado e, na esfera da disseminação dos valores, verificar o tratamento dado ao código de conduta e ética. Estes foram alguns dos objetivos da pesquisa “As Empresas Psicologicamente Saudáveis”.

 

Em 2013, por meio das avaliações envolvendo as ações colocadas em práticas nos pilares: Envolvimento do Colaborador, Equilíbrio, Vida e Trabalho, Crescimento e Desenvolvimento do Colaborador, Saúde e Segurança no Trabalho e Significado e Propósito, apurou-se, por exemplo, que 24,31% das empresas participantes oferecem um serviço de apoio psicológico, 11,93% têm programas de planejamento familiar e 100% estabelecem ações que contribuem para o desenvolvimento de um estilo mais saudável, dados que reforçam o comprometimento dessas organizações com ações que valorizam a qualidade de vida dos colaboradores.

 

A pesquisa envolve as empresas que constam na lista das “1.000 Maiores e Melhores Empresas do Brasil” (Exame) e “Melhores Empresas para Trabalhar” (Você S/A | FIA – GPTW | Época).

 

Ao final da pesquisa, com os dados apurados, são identificadas as 50 Empresas Psicologicamente Saudáveis, além da Empresa do Ano, 10 Mais e as empresas que foram Destaques e Destaques Especiais nos Pilares de avaliação da pesquisa, que são:

 

       ENVOLVIMENTO DO COLABORADOR

Analisa o trabalho de autogerenciamento das equipes, comitês de trabalhadores ou força tarefa e ações que envolvam a tomada de decisão do colaborador

 

EQUILÍBRIO, VIDA E TRABALHO

Analisa os arranjos de trabalhos flexíveis e recursos que contribuam para que os colaboradores mantenham o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
 

RECONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COLABORADOR

Este pilar indica a forma como as empresas reconhecem seus colaboradores pelo trabalho desempenhado e pela sua atuação e contribuição junto ao seu grupo
 

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO


Tem o objetivo avaliar os esforços e a ajuda ao colaborador em desenvolver um estilo de vida melhor, como local de trabalho seguro e programas de vida saudável, como por exemplo, contra o sedentarismo, abuso de álcool e drogas, orientação antitabagismo e das doenças ocupacionais e sexualmente transmissíveis
 

SIGNIFICADO E PROPÓSITO


Segue o critério e a tendência mundial das empresas que buscam profissionais mais alinhados com os novos modelos. Desta forma, avalia as ações que a empresa desenvolve em prol do alinhamento de seu colaborador com os seus valores



*Nossos eventos são exclusivos para associados do Clube Gestão RH, patrocinadores e um grupo restrito de convidados.

Mais informações
clube@grupogrh.com.br | (11) 99717-6789
Sobre
  • REVISTA Gestão RH
    Por meio de entrevistas, artigos assinados e reportagens de campo, a revista aborda os grandes temas da Gestão de Pessoas e sua relação com os resultados organizacionais. São seis edições anuais, publicadas nas versões impressa (15 mil exemplares) e digital, que também são fonte de divulgação dos resultados de pesquisas realizadas pelo GGRH.
  • SITE Gestão RH
    Registrando aproximadamente 140 mil views/mês, o site permite aos usuários conhecer com profundidade nossos serviços e produtos. Mais do que espaço institucional, possui uma área de Notícias destinada a publicação de pesquisas relacionadas à área, movimentação na carreira dos RHs e CEOs, iniciativas empresariais em Gestão de pessoas, artigos assinados por profissionais da área enfim, tudo o que acontece de interesse dos RHs e gestores de equipe.
  • TV Gestão RH
    Inaugurada em 2018, a TV Corporativa Gestão RH é uma plataforma streaming que disponibiliza para os mais de 90.000 profissionais cadastrados entrevistas com renomados líderes de empresa, profissionais de RH e especialistas da área. Os programas são divididos por temas em destaque no mundo corporativo, relacionados ao capital humano e seu impacto nos negócios.
  • APP Gestão
    Lançado junto com a TV Gestão RH, o aplicativo permite aos usuários acessarem as informações e notícias produzidas pela equipe do GGRH a qualquer instante. Pouco mais de oito meses após o lançamento, cerca de 4.200 downloads haviam sido realizados.
  • CLUBE Gestão RH
    Voltado para o desenvolvimento profissional, o Clube Gestão RH, criado em 2005, oferece uma série de benefícios, aplicáveis a todos os setores das empresas associadas. Com o alto nível do conteúdo, a diversidade dos temas abordados, a expertise dos palestrantes nacionais e internacionais e a rede de relacionamento propicia aos participantes, o Clube mostra sua relevância e expressividade nos números registrados: em 14 anos de existência, foram realizados mais de 310 eventos para 1.500 empresas participantes, que somam 5.400 profissionais capacitados por todo o país.
 Teste GRÁTIS por 7 dias