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Employer Branding

25/06/2019 - 00h00

Candidate Experience, um dos temas mais renomado do momento.

Candidate Experience, um dos temas mais renomado do momento.

 

Não se esqueça que ele impacta diretamente na reputação da sua marca empregadora.

 

Candidate Experience, está ligado diretamente a experiência dos (as) candidatos (as) ao longo do processo seletivo. É como percebem e reagem frente ao processo de seleção, além da percepção que ficam da sua marca empregadora.

 

A principal área responsável é a de recrutamento, que na grande maioria das vezes é orientado pela conformidade e não é orientado pela inovação. Eu que estou muito ativa nas comunidades, com certa frequência ouço frases como: “não tenho budget para fazer diferente”, "sempre fizemos assim", então por que devemos mudar agora?

 

Simplifique o processo e trate as pessoas corretamente, com compromisso e dedicação. Isso ajuda você, ajuda a sua marca e ajuda a obter os melhores talentos. Não há investimento quando somos genuinamente preocupados pelo outro.

 

5 coisas que você pode colocar em prática HOJE:

 

  1. Simplifique o processo de candidatura

 

Já ouviu falar de cliente oculto? Essa é uma grande oportunidade de ter empatia pelo (a) candidato (a), e saber como é a sua ao se inscrever em uma posição. Cronometre o tempo de aplicação, observe como se sente recebendo os e-mails automáticos, e o que pode ser feito de diferente. Faça isso nas empresas que você admira também, e se preciso, mude.

 

  1. Automatize o máximo que puder

 

Se a sua empresa tem um ATS, porque não automatizar o possível, sem esquecer da experiência? Alguns exemplos de e-mails que podem ser automatizados:

 

  • E-mail após inscrição na vaga:  Coloque algumas coisas legais sobre a empresa, matérias recentes e prêmios são uma boa.
  • E-mail status: O ideal é que o candidato não fique mais de 4 dias sem resposta, mesmo que seja um e-mail dizendo: “Escrevo para informar que ainda não tivemos novidades sobre o processo de Nome da Vaga. Assim que tivermos um posicionamento positivo ou negativo, entraremos em contato“.
  • Se for um e-mail de negativa, explique por que,  e o que o candidato (a) poderia ter feito diferente.Não precisa ser personalizado para todos, mas se a pessoa chegou a etapa com o gestor, isso é quase que obrigatório.
  • Offer: Você está deixando claro tudo o que seu novo funcionário terá na nova oportunidade? Isso diminui risco de perder a pessoa por falta de informações

 

E ainda na linha de automatização, use o https://calendly.com/pt, para que os (as) próprios candidatos (as) agendem as entrevistas com você.

 

 

 

  1. Feedback, sempre!

 

Gerencie o seu tempo, afinal, responder aos candidatos (as) leva tempo. E mais que recrutar, geralmente passamos boa parte do dia em alinhamento e reuniões e até  o (a) melhor recrutador (a) precisa de um lembrete.

Coloque no calendário duas horas da sua sexta-feira para fazer a limpeza e não esqueça de dar feedback até ao candidato (a) que apenas se inscreveu na posição, mesmo você não ligando.  O objetivo é garantir que todos (as), sim, todos (as) tenham uma uma resposta.

Ah, e não seja o recrutador (a) fantasma, fazendo que o candidato subentenda que foi reprovado (a). O problema geralmente não é sobre o processo, mas sobre o desconhecido nele.

 

 

  1. Empatia

 

Não é tudo sobre a sua empresa, tenha empatia sobre o outro. O processo seletivo é uma via de mão dupla. Esse é o momento de entender se a pessoa tem perfil para o que vocês estão buscando, mas também é a oportunidade do candidato (a) verificar se realmente faz sentido para a sua carreira a oportunidade.
Além disso, mesmo a pessoa não sendo aprovada no processo, a ideia é que tenha agregado positivamente a experiência em sua vida, que tenha levado algum aprendizado com sigo. 

 

  1. Se preocupe com processo de contratação extremamente lento

 

Você já passou por processos seletivos com 2 testes, alguns cases, e umas 9 entrevistas? Se não, deve conhecer alguém que já vivenciou isso e é extremamente angustiante, além de deixar a marca empregadora em jogo.

Estruture seus processos antes de divulgar a posição, deixe claro as etapas do processo seletivo e se realmente for mais longo do que o normal, avise o quanto antes.

 

Caso ainda não esteja convencido (a) de mudar, veja os nºs abaixo:

 

Você Sabia que 83% dos candidatos dizem que são mais propensos a nunca mais se candidatar a uma empresa após uma experiência negativa do candidato?

 

E mais…

 

59% dizem que são mais propensos a dizer aos outros para não se inscreverem.

 

E o mais agravante...

 

42% dizem que são menos propensos a comprar os produtos da empresa.

 

Comece hoje, faça a diferença como profissional, não espere o melhor cenário para mudar. E como sempre digo:

 

“Pequenas coisas, feitas com consistência, podem gerar grandes resultados”.

 

*Por Whiny Fernandes