Notícia

Diversidade & Inclusão

21/07/2020 - 16h32

Projeto oferece capacitação gratuita para pessoas transgêneras

Com 16 horas de duração, iniciativa tem como objetivo inserção profissional e acolhimento

 

 

Estão abertas as inscrições para o projeto TRANS-formAção, realizado pela Transempregos em parceria com a organização Mães pela Diversidade, e apoiado pelo Google.org , braço filantrópico da companhia. O projeto consiste em treinamentos online e gratuitos para pessoas transgêneras, com objetivo de desenvolver habilidades que passam pelo digital, conhecimentos jurídicos e mercado de trabalho.

 

Os interessados devem se inscrever pelo site www.transempregos.org/transformacao e, uma vez inscrito, poderão assistir às videoaulas disponíveis na plataforma quantas vezes quiser. A primeira etapa do curso é sobre Habilidades Subjetivas e conta com módulos de inteligência emocional, comunicação, trabalho em equipe, capacidades executivas e gerenciamento.

 

Márcia Rocha e Maite Schneider, fundadoras da TransEmpregos, comentam que o projeto visa não apenas capacitar, mas acolher. "Fazer com que as oportunidades não sejam negadas por uma sociedade que exclui esta parcela da população, desde a família, escola e garantias constitucionais, é tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Um mundo mais humano só é possível com mais equidade, empatia e ações edificantes como essa".

 

Todos os módulos serão realizados e gravados por profissionais, mestres ou educadores com conhecimento na área apresentada, sendo que, 1/3 deles são transgêneros. Após a conclusão das etapas, haverá um teste online para ser respondido pelo(a) participante, que receberá um certificado de participação. Vale ressaltar que cada participante poderá revisar e rever o conteúdo quantas vezes quiser, mas só poderá avançar após a conclusão e aprovação do teste.

 

A Associação Mães pela Diversidade, formada por pais e mães de pessoas LGBTQIA+ de todo o Brasil, disse em comunicado que o projeto sintetiza o espírito da organização. "Acreditamos no acolhimento e no afeto para lutar contra a discriminação. Tire seu preconceito do caminho que vamos passar com nosso amor".

 

Jimena Tomás, gerente de Marketing do Google, conta que o Google.org está doando US﹩ 1,2 milhão para mais de 70 organizações LGBTQIA+ em todo o mundo. "A Covid-19 nos mostrou que algumas comunidades são mais vulneráveis que outras no enfrentamento de qualquer crise. Por isso, além de apoiar o TRANS-formAção, o Google também dará suporte à Transempregos para que suas vagas estejam disponibilizadas na sessão de Empregos na busca do Google, tornando possível conectar esse público com empresas interessadas em contratar e com valores de diversidade alinhados ao projeto", afirma.

 

ACESSIBILIDADE

Ao início de cada vídeo haverá audiodescrição para pessoas cegas ou com visão reduzida, conduzindo a atividade e o cenário, assim como, quando possível, descrição das cenas apresentadas. Além disso, deficientes auditivos contarão com legendas em todos os vídeos e interpretação em libras.

 

Foto de abertura: Tumisu/Pixabay