Notícia

Diversidade & Inclusão

28/06/2022 - 15h13

Empresa de tecnologia cria squad LGBTQIA+

Em levantamento interno, a Vhsys apurou que 18% dos colaboradores fazem parte da comunidade

 

 

 

Cada vez mais, o tema diversidade e inclusão tornam-se assuntos que ocupam o protagonismo em discussões sobre cultura no ambiente corporativo. A vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve plataforma de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, realizou em maio um censo com o objetivo de entender quais são os grupos de diversidade presentes na organização e, com isso, avaliar o cenário de inclusão no qual estão inseridos. O levantamento contou com o engajamento de mais de 90% dos colaboradores, destes, 18% se declararam LGBTQIA+, percentual maior que na população brasileira segundo estimativa da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que é de aproximadamente 8,5%.

 

Com esse resultado e para desenvolver ações de acolhimento ao diverso, a vhsys estruturou o comitê de diversidade, inicialmente composto pela Squad LGBTQIAP+ e Squad Feminina. “Criar iniciativas de diversidade e inclusão para os nossos colaboradores sempre foi um objetivo interno e, junto com o mês do orgulho implementamos diversas ações voltadas, principalmente, para a comunidade LGBTQIAP+”, comenta Camila Nichetti, team leader da Vhsys e integrante do comitê.

 

Foram traçados planos para melhorar a comunicação interna sobre o tema e auxiliar as lideranças a entenderem a importância do assunto e o impacto no resultado dos times.

 

Para promover uma cultura de respeito às diferenças, em maio foram feitos treinamentos e palestras para as lideranças da empresa com Fernando Henderson, head de Vendas Globais da Pipefy, líder corporativo e ativista dos direitos humanos, assíduo em discussões e em programas e políticas de inclusão corporativa. A equipe também teve a oportunidade de receber a Mariana L. B. Alessi, gestora de IT na Exxon Mobil e cofundadora do Grupo Aliades, para falar sobre a importância da visibilidade dos aliados para a comunidade LGBTQIAP+.

 

“Estamos dando passos importantes para a discussão e implementar cada vez mais políticas de inclusão voltadas à diversidade. Nosso Squad desenvolveu o e-book Pequeno guia para aliados LGBTQIAP+, um material altamente didático com referências e pesquisas sobre o tema. O conteúdo traz informações sobre o que é diversidade, o impacto nas empresas, o que é inclusão, conceitos da identidade de gênero, entre outros pontos. Iremos lançar também metas de diversidade para o semestre e os próximos anos, para entender onde estamos e que possamos cada vez mais promover uma cultura de respeito, igualdade e uma vhsys mais diversa, eficiente e feliz”, conclui Camila.

 

Foto: Freepik/@mego-studio