Notícia

Diversidade & Inclusão

19/05/2022 - 11h02

Ambev vai retificar nomes de pessoas trans da companhia

A cada retificação, será feita doação a ONG para que mais pessoas trans possam mudar o nome

 

 

Com mais uma iniciativa voltada à área de diversidade, equidade, inclusão , a Ambev anunciou o projeto inédito Me chame pelo meu nome (e pronome também), para  apoiar o time de pessoas trans e travestis no processo de retificação de seus nomes de forma gratuita. Atualmente, existem mais de cem pessoas trans na Ambev, em diferentes níveis hierárquicos.

 

Para lidar com todas as questões burocráticas que englobam a alteração de nome, a Ambev conta com um advogado especializado no tema para fazer todo o processo. Issabela Reis (foto), analista de Gente e Gestão da Ambev, chegou a fazer a alteração dentro da proposta do governo, mas o nome civil ainda consta em seu documento. Agora, falta pouco para essa realidade mudar. "Essa é uma questão muito humanitária do corpo trans, de enxergar a possibilidade da nossa existência. Me senti humana", comenta.

 

Além disso, para que pessoas em situação de vulnerabilidade também possam fazer a mudança do nome, a Ambev fará uma doação proporcional ao valor investido em seus colaboradores à Casa Neon Cunha, ONG de acolhimento às pessoas da comunidade LGBTQIA+.

 

"Na Ambev, respeito e empatia são valores inegociáveis para que a gente possa transformar vidas para além do nosso ecossistema. Afinal, ser quem você é te dá liberdade para criar, inovar, discutir e engajar seus planos e movimentos na companhia", afirma Michele Salles, Head de Diversidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev.

 

A companhia também lançou um guia de apoio para eventuais desafios práticos, além de conteúdos pensados para apoiar a jornada da população trans e travesti dentro do seu ecossistema.

 

Foto: Divulgação/Ambev