Notícia

Diversidade & Inclusão

18/11/2021 - 15h05

Kimberly-Clark reforça jornada de Diversidade e Inclusão com projeto Black Talent

Iniciativa visa mapear profissionais negros para posições de liderança na companhia

 

 

Desde 2019, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, busca aprofundar suas iniciativas de inclusão e diversidade por meio de ações de conscientização dos colaboradores. Agora, a companhia deu mais um passo nessa jornada e desenvolveu o programa Black Talent, que tem como principal objetivo mapear proativamente profissionais negros para os cargos de liderança.

 

A construção desse banco de talentos funciona de maneira que profissionais negros que participam de processos seletivos ou são identificados pelo time de RH indicam outros profissionais negros de sua rede de relacionamento, para que esses também possam participar do mapeamento e de processos futuros da companhia. Nesse sentido, esse banco de talentos será intensificado a cada entrevista com um novo profissional, e será sempre consultado em cada nova oportunidade de cargos de liderança anunciada pela companhia.

 

“Nosso objetivo é aprofundar cada vez mais as conversas sobre o tema, promover iniciativas que reforcem a diversidade e construir um ambiente em que todos os nossos colaboradores possam se sentir inspirados a serem quem são”, diz Felipe Sanchez Balbino, diretor de RH da Kimberly.

 

No início do ano, a Kimberly-Clark anunciou a adesão à Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial, um movimento que busca a superação do racismo no ambiente corporativo e em toda a sua cadeia de valor. Entre os focos da iniciativa está a promoção de programas perenes, em diversas frentes, com objetivos e metas visando a promoção da diversidade. A iniciativa propõe que as empresas signatárias assumam 10 compromissos pela igualdade racial. Os objetivos são adotados pela presidência e pelos executivos da companhia e visam promover um ambiente justo, seguro e de respeito para todas as pessoas por meio de ações de desenvolvimento profissional que gerem oportunidades iguais de trabalho e renda, pensando na companhia, na sua cadeia de valor e na sociedade. Também são previstas medidas educativas e de sensibilização e o comprometimento com o respeito à diversidade na comunicação, no marketing e no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.

 

“O pilar de raças vem buscando por iniciativas que contribuam para um mundo mais justo e com oportunidades iguais para todos. O programa Black Talent é mais um passo nessa jornada e reflete como o tema tem sido uma prioridade para toda companhia e nossas lideranças.”, reforça Fabio Magalhães, diretor Jurídico e sponsor do pilar de raças.

A empresa também anunciou recentemente o Programa de Estágio 2022, em parceria com o Universia, com um processo seletivo inclusivo, com foco em pessoas negras e PCDs. Além disso, conta com iniciativas globais para reforçar o pilar de diversidade racial, pensados para o desenvolvimento de líderes negros. Ainda este ano, lançou a Cartilha de Inclusão e Diversidade, que aborda os cinco pilares da companhia – LGTBQIA+, PCDs, Gênero, Gerações e Raças.

 

 

Foto de abertura: Yan Krukov/Pexels