Notícia

Diversidade & Inclusão

22/10/2021 - 16h03

Unilever Brasil cria fundo de R$ 17 milhões para acelerar inclusão racial

Iniciativa objetiva potencializar ações voltadas à representatividade negra dentro e fora da companhia

 

 


 

A Unilever Brasil avançou na sua jornada em prol da diversidade com a criação do Fundo Afrolever. O Afrolever surgiu em 2019 e hoje lidera, com protagonismo, as discussões sobre a inclusão racial na companhia, trazendo insights importantes para ampliar conhecimento, repertório e capacidade de ação. Agora, com aporte inicial de R$ 17 milhões, será criada uma governança centralizada e estruturada, da execução à mensuração de resultados, das ações voltadas para acelerar as oportunidades para pessoas negras, tanto internamente como na cadeia de valor movimentada pela companhia. 

 

Com uma trajetória de mais de uma década de iniciativas para fomentar a diversidade e a inclusão, a Unilever definiu, em 2018, a inclusão racial como prioridade em sua agenda de diversidade. De lá para cá, aliou-se a parceiros, como Faculdade Zumbi dos Palmares, Afrobras, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e ID_BR – Instituto Identidades do Brasil, entre outros.

 

A companhia também vivenciou um efervescente movimento interno liderado por colaboradoras negras que culminou na criação do coletivo Afrolever, no desenvolvimento de iniciativas para atração de talentos negros, além de estimular o aumento da representatividade racial em cargos de liderança.

 

O projeto surgiu do desejo do próprio presidente da Unilever Brasil, Gerardo Rozanski, que participa ativamente da agenda e da governança de Equidade, Diversidade e Inclusão, de organizar e dar ainda mais celeridade às iniciativas de inclusão racial da organização. 

 

" Uma organização com a dimensão e o poder de influência da Unilever tem o dever de trabalhar para que (1) as oportunidades sejam acessíveis a todos de maneira igualitária, (2) para que a representatividade negra aumente em todas as esferas que possamos impactar – do recrutamento às comunidades; das nossas campanhas à cadeia de fornecimento”, afirma o executivo, salientando que a criação do Fundo Afrolever visa justamente estruturar as iniciativas de equidade racial para, assim, potencializar a eficiência, o alcance e os resultados dessas ações.

 

PILARES  OBJETIVOS

Para cumprir o seu objetivo, o Fundo Afrolever foi organizado em quatro pilares que se retroalimentam e influenciam: Talentos, Marcas, Fornecedores e Comunidade. 

 

No pilar Talentos, o projeto visa dobrar, até 2022, a presença de profissionais negros na alta liderança e triplicar na média liderança, por meio de ações de atração, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos.

 

Nessa frente já existe o Programa Prontidão, programa de mentoria e desenvolvimento; letramento sobre a questão racial tanto para mentores quanto para mentorados e ferramentas para aceleração de competências técnicas, emocionais e comportamentais (soft e hard skills) dos profissionais negros. 

 

Os processos seletivos da Unilever também estão mais inclusivos e, como resultado, o Programa de Estágio 2020/2021 registrou 75% de pessoas negras e o de Trainee, 56%, ambos com aumentos muito significativos em relação aos anos anteriores.

 

Na frente Marcas, o objetivo é acelerar oportunidades utilizando a força e o propósito das suas marcas, criando, por exemplo, produtos mais diversos e campanhas mais inclusivas em todo o processo, desde a concepção, passando pela produção e comunicação, sempre integrando no processo profissionais que tenham conhecimento de causa.

 

A categoria de Higiene e Cuidados Pessoais já vem desenvolvendo um trabalho amplo de D&I norteado por três premissas: (1) ter um time diverso tanto internamente quanto nos times dos seus parceiros; (2) integrar o tema no dia a dia por meio de programas de treinamento e de parcerias com conhecedores e estudiosos da questão para refletir, debater e cocriar; (3) e desenvolver uma comunicação que amplifique esses valores e que provoque mudanças estruturais na indústria e na sociedade. A parceria de Seda com a Gabi de Oliveira, do canal DePretas, já é fruto deste trabalho, que culminou no desenvolvimento da linha Crespoforce e com o anúncio do compromisso de ter 50% de representatividade negra na comunicação de Seda.

 

Em relação aos Fornecedores, a companhia quer acelerar oportunidades na cadeia de fornecimento aumentando o volume de compras proveniente de parceiros comerciais liderados por grupos minoritários, com foco prioritário em raça. Para acelerar esse pilar, a Unilever fechou parceria com a Integrare, consultoria que tem como finalidade identificar e desenvolver pequenas empresas de grupos minorizados e minoritários para atender grandes empresas. O investimento estimado para desenvolver esses potenciais fornecedores da companhia no Brasil é de R$ 400 mil até o final de 2021. 

 

E no pilar Comunidade, a multinacional vai continuar atuando por meio de projetos incentivados e, dessa forma, atuar como agente de transformação social. Os projetos incentivados que darão tração aos objetivos do Fundo Afrolever serão focados em educação, capacitação profissional e inovação. A expectativa é chegar a mais de 550 mil pessoas por meio desses projetos.