Notícia

Diversidade & Inclusão

28/06/2021 - 17h49

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Instituto Ethos lançam guia para o mundo corporativo

Iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho

 

Dedicado às manifestações de apoio ao movimento de inclusão e respeito às pessoas LGBTI+, 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, foi a data escolhida pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e pelo Instituto Ethos anunciaram o lançamento do Guia Temático para Promoção dos Direitos LGBTI+. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho.

 

Gratuito e disponível para empresas de todos os setores, portes e regiões do Brasil, o material foi desenvolvido por meio dos Indicadores Ethos. Consiste em uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, promovida pelo instituto desde 2000, que mapeia a maneira como as iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios das companhias, definindo suas estratégias, políticas e processos internos e externos.

 

Entre os temas e indicadores que norteiam o guia estão: Visão Estratégica (estratégias para a promoção dos direitos LGBTI+); Governança Organizacional (o que inclui Direitos LGBTI+ e Governança, Cultura Organizacional, além de Gestão e Relato de Progresso); Gestão e Governança (que contempla Gestão da Inclusão na Cadeia de Suprimentos e Comunicação e Marketing) e Social (que envolve Direitos Humanos, Práticas de Trabalho e Relacionamento com a Comunidade e seu Desenvolvimento).

 

"Sabemos que o alcance das empresas vai além do que acontece em suas instalações. Acreditamos que, ao inserir a pauta da promoção dos direitos LGBTI+ em suas práticas corporativas, as companhias podem exercer vital influência na conscientização de seus diferentes públicos sobre os direitos que lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo têm em serem quem são, dentro e fora dos espaços corporativos. E colaborar para que justiça, equidade e dignidade sejam realidade para mais pessoas", ressalta Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

 

O objetivo é orientar executivas e executivos, gestores e demais interessados sobre as ações que valorizam pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho, bem como gerar visibilidade às boas práticas das organizações. Além disso, a proposta é que o documento ajude as companhias na identificação sobre o seu grau de maturidade acerca da temática, amplie o conhecimento das mesmas e inspire ações que possam aumentar o respeito e a valorização de pessoas LGBTI+ em toda a cadeia de valor.
 

"O Fórum está articulado em torno dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+. Construímos o guia com base nos pilares dos 10 Compromissos que são indicativos de ações inclusivas e de diversidade que ajudam a gerar referências positivas em toda a cadeira de valor. Nosso intuito, com o desenvolvimento desse material, é contribuir para que as práticas de gestão empresarial sejam ainda mais efetivas e, portanto, aumentar a mobilização das empresas para a construção de um ambiente mais diverso e seguro, proporcionando igualdade de oportunidades e respeito para todas as pessoas",afirma Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

 

PARA OBTER O GUIA

Solicite pelo e-mail indicadores@ethos.com.brA equipe do Ethos enviará, também por e-mail, o Guia e informações adicionais, além de planilhas para serem preenchidas pelos gestores, a fim de que possam identificar o estágio de maturidade da companhia, entre outros aspectos.

 

Foto de abertura: Pikulkeaw/Pixabay