Notícia

Diversidade & Inclusão

08/03/2021 - 17h10

Para 80% das brasileiras, Dia da Mulher ajuda a dar visibilidade à luta feminina

Pesquisa da Hibou também aponta que pandemia causa exaustão para 73% delas

 

 

Todos os anos, a Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa, realiza um levantamento sobre a representatividade do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na vida das mulheres. O último levantamento, que contou com a participação online de 2.250 mulheres de todos os níveis de renda e faixas etárias, apontou que 80% concordam que a data ajuda a dar visibilidade a problemas como assédio e diferença salarial, entre outros temas presentes na luta pelos direitos da mulher. Além disso, 78% afirmaram ter vivido situações nas quais a palavra "feminista" foi utilizada de forma pejorativa em discussões.

 

O biênio 2020/21 carrega uma sensibilidade ainda maior em relação ao tema, já que a pandemia global potencializa ocorrências de violência doméstica e abuso emocional, além da sobrecarga sobre da mulher que trabalha, mesmo quando tem ela tem um companheiro.

 

Para 79% das entrevistadas, a jornada diária aumentou muito com a pandemia e a vida em isolamento social. As principais queixas são sobre o sentimento frequente de exaustão (73%), maior quantidade de trabalho (69%) e dificuldades para dormir (41%). Um total de 9% chegou a pedir demissão ou se afastou do trabalho pela jornada dupla ou tripla.

 

Em relação ao aumento da violência doméstica durante a pandemia, 81% das mulheres ouviram uma história pessoas próximas que sofreram agressão doméstica. No âmbito da saúde mental, 65% tiveram ou ajudaram alguma amiga ou familiar mulher com problemas de ansiedade ou depressão.

 

Por outro lado, 72% afirmaram sentir mais confiança nesse momento desafiador para tomar alguma atitude em casa, no trabalho ou na vida pessoal e 41% conversaram em casa e conseguiram algum tipo de ajuda para a rotina do confinamento.

 

"Comparando a nova pesquisa com anos anteriores, ficou claro que hoje mais mulheres têm se sentido confortáveis para falar das situações constrangedoras que passam, mas que ainda falta, e muito, a coragem de denunciar situações abusivas, já que apenas três a cada dez mulheres tomaram de fato alguma atitude real sobre ocorrências cotidianas", relata Ligia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.

Em relação à representatividade do Dia Internacional da Mulher na luta em prol da igualdade de gêneros, 74% das mulheres enxergam a data como uma força para a autoimagem feminina para as próximas gerações, 47% acham que a data ajuda sim na luta pela igualdade de gêneros, 47% reconhecem ser uma data importante e apenas 19% acreditam que a data reforça fragilidade.

 

Por outro lado, em comparação com a mesma pesquisa em 2018, houve queda no número de mulheres que não se sentem representadas pela data, passando de 55% em 2018 para 39% em 2021.

 

Foto: Geralt/Pixabay