Notícia

Diversidade & Inclusão

01/12/2020 - 12h45

Para 93% das pessoas com deficiência, pandemia dificultou procura por emprego

No próximo dia 3, Catho promoverá mutirão online de empregos para PcDs

 

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência reforça a importância da inclusão da pessoa com deficiência (PcDs) em todos os ambientes da sociedade. E em meio à pandemia, a reivindicação por oportunidades de emprego se tornou ainda mais necessária. É o que mostra pesquisa da Catho realizada com mais de 1,4 mil profissionais com deficiência.

De acordo com o levantamento, a pandemia do novo coronavírus tem dificultado a procura por emprego para 93% dos respondentes. Para 69%, justamente, a falta de oportunidades é a maior barreira profissional enfrentada por eles.

 

"Os dados mostram que, para essa significativa parcela da população, a pandemia piorou ainda mais a procura por trabalho. Por isso, é crucial que as empresas se conscientizem da importância e criem mecanismos de inclusão que vão além do cumprimento da Lei de Cotas", destaca Ricardo Morais, gerente sênior da Catho.

 

O levantamento ainda mostra que a forma mais comum para procurar empregos por profissionais com deficiência tem sido a internet (83%). Com o objetivo de contribuir na inclusão de PcDs no mundo do trabalho, no próprio dia 3, a Catho vai realizar de forma online e gratuita o Mutirão de Empregos #MinhaVagaPorDireito.

 

Voltado exclusivamente para esse público, o mutirão conta oferta de vagas e apoio de empresas como Ambev, Burger King, Vivo, CCR, Grupo AlmaViva, Santa Causa, Consolidar e Santo Caos.

 

Neste ano, a programação contará com workshop sobre como ter o currículo de sucesso, palestras com recrutadores e especialistas, além de painel com influenciadores e revisão de currículos.

 

O mutirão contará, também, com o sorteio de consulta online (telemedicina). A ação visa aumentar o número de profissionais com laudo, visto que segundo pesquisa da Catho, 72% já tiveram problemas na hora de ser contratado devido ao documento.

 

"O mutirão tem o objetivo de tornar em ação efetiva nossos esforços com relação a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para nós, o evento acontece como um impulsionador de empregabilidade para esse público que está em busca de oportunidades, é capacitado mas, esbarra, muitas vezes, na invisibilidade e discriminação. Sendo assim nosso propósito é contribuir para que esses profissionais sejam cada vez mais vistos, ainda mais agora com a pandemia e imposição de mais dificuldades", afirma Morais.

 

As inscrições podem ser feitas no link  www.minhavagapordireito.com.br/mutirao.

 

Foto: Pexels/Cliff Booth