Notícia

Dicas dos Especialistas

05/11/2018 - 00h00

4 etapas indispensáveis para o seu processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é um velho conhecido da rotina do RH. O desafio de atrair, avaliar e conquistar novos talentos para as vagas que surgem na organização não é de hoje. Contudo, a forma com que a área vem enfrentando – e superando –  essa exigência tem evoluído a cada dia, se tornando extremamente estratégica e significativa para qualquer negócio.

 

Na sua empresa, quando um cargo é desocupado, a solicitação de recrutar uma nova pessoa ainda chega por telefone ou e-mail? Seu RH acumula milhares de currículos em papel ou arquivos digitais no computador e se perde com todos eles? Os decisores julgam os candidatos somente com base em “achismos”?

 

Talvez você não saiba, mas deve estar errando em algumas das principais etapas do processo de recrutamento e seleção e, por isso, não está conquistando os resultados realmente esperados com uma contratação eficiente. Abaixo, conheça quatro fases indispensáveis para otimizar essa atividade.

 

1-Divulgação e captação

Para começar a divulgação da vaga e, assim, a captação dos currículos, deve-se saber, claramente, qual é o perfil ideal e as competências necessárias para a função. De acordo com Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, maior empresa especializada em tecnologia para gestão de RH do país, isso vai muito além da descrição do cargo. “Para uma definição de perfil ideal, o mais assertivo é se basear em características de profissionais que já ocupam e têm alta performance na posição, dados que podem ser extraídos com o uso do People Analytics, por exemplo”, complementa o diretor.

 

Tendo o perfil estabelecido, vamos à divulgação. Pensando em uma maior abrangência, sua empresa pode se apoiar em sites de emprego, como Indeed e Catho, e em redes sociais, principalmente LinkedIn e Facebook. Outro canal é o trabalhe conosco, dentro do site da companhia, que reforça a marca empregadora e pode atrair candidatos com mais aderência à cultura da empresa.

 

Quando o assunto é captar o talento, facilidade e boa experiência não podem faltar. Nesse sentido, formulários gigantescos e de difícil preenchimento não são bem-vindos. Opte por ferramentas que extraiam informações das redes sociais ou até mesmo do currículo que a pessoa tenha em Word ou PDF.

 

2- Triagem

Essa é uma fase que pode ser bem complexa, principalmente quando existe uma grande quantidade de candidatos. Realidade principalmente em programas de estágio e trainee de grandes empresas, cuja marca está muito bem posicionada no mercado. Imagine selecionar 30 profissionais entre 30 mil pessoas?

 

Para conseguir dar vazão a esse volume, Marcello aponta algumas ferramentas. Primeiro, a entrevista por vídeo, que acontece de forma gravada, com o candidato estando em qualquer lugar. Ele explica que “as perguntas devem ser similares às de uma entrevista presencial, uma vez que o objetivo de ambas é o mesmo: conhecer o candidato e ver como ele se porta.”

 

Outra tecnologia que tem se mostrado aderente nessa etapa é a gamificação. No recrutamento, com games, é possível, principalmente, avaliar aderência à cultura e ao perfil comportamental. Além disso, é possível extrair um resultado que já aponta pontos fortes e a desenvolver do candidato. Ajuda bastante na fase de triagem, pois sua aplicação é on-line e independe de deslocamento ou agenda.

 

“Em processos seletivos com grande quantidade de participantes, como os de trainee ou estágio, é necessário promover uma experiência positiva ainda na fase on-line. Para isso, eu preciso de testes e ferramentas de gamificação que tragam o máximo de informações comportamentais e técnicas, antes de levar determinado candidato para a fase presencial”, argumenta Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente.

 

Dentro do contexto de um assessment game, é possível medir uma série de competências, sem que a pessoa tenha a sensação que está sendo avaliada. Felipe ressalta que esse aspecto é fundamental para o engajamento do candidato.

“Em processos muito longos e complexos, as companhias vão perdendo participantes ao longo de cada etapa. Pensando nisso, podemos substituir reuniões presenciais por entrevistas por vídeo, nas quais é possível fazer inclusive análise de sentimentos através da expressão facial”, comenta Felipe Azevedo VP da LG Lugar de Gente.

 

Através da solução Gen.te Engaja – Games Corporativos, a LG lugar de gente vem apoiando seus clientes em inúmeros desafios de RH. Com jogos prontos ou sob medida, ela vem revolucionando as atividades de contratar, desenvolver e avaliar talentos, de forma interativa e lúdica.

 

3- Seleção

Conhecida também pela sigla ATS, que significa Applicant Tracking System, a gestão do recrutamento e seleção é onerosa e relevante para as organizações, por envolver diversas áreas, profissionais e processos. Portanto, aquelas que tiverem a maioria de seus sistemas e procedimentos integrados terão menos custos e mais assertividade a cada nova contratação.

 

“Vejo sistemas de ATS como ‘orquestradores’ do processo de recrutamento. Através de uma mesma plataforma, é possível divulgar vagas nos diversos meios de comunicação, disparar games, fazer triagens, chegando até a fase de admissão do funcionário”, define Marcello Porto.

 

Nesse momento, a gestão do capital humano (HCM) também contribui com o processo, uma vez que avalia e traz uma visão completa do colaborador, em todas as fases do seu ciclo de vida, inclusive na contratação ou até mesmo na sucessão, em casos de recrutamento interno.

 

4- Admissão

Por fim, chegamos na etapa em que se admite o novo profissional. A integração (ou onboarding) é considerada a última fase do recrutamento, pois os gaps identificados durante todo o processo devem ser trabalhados e desenvolvidos aqui. Além disso, é a hora do novo profissional conhecer mais profundamente as políticas e práticas organizacionais.

 

Assim, é possível trazer à organização o talento ideal para suprir determinadas necessidades. O objetivo fim do RH, nesse ponto, é entregar um funcionário com alta performance à área contratante, conquistado pela eficiência do processo de recrutamento e seleção.

 

Quer conhecer outras maneiras de melhorar o seu recrutamento, deixando-o digital e colaborativo? Marcello Porto apresentou um webinar sobre o tema que, além dessas, traz novas abordagens e técnicas para um processo impecável. Clique aqui e assista.

Fotos

Felipe Azevedo, Vice-Presidente da LG lugar de gente