Notícia

Práticas Empresariais

11/08/2021 - 10h58

Alpargatas lança streaming de treinamento baseado em crowdlearning e IA

Ferramenta oferece capacitação em diversas áreas para os 17 mil funcionários ao redor do mundo

 

A Alpargatas lançou no último dia 9 a plataforma de streaming Aluflix, que oferece vídeos e cursos de capacitação gratuitos para os mais de 17 mil colaboradores da empresa. A iniciativa é da universidade corporativa da empresa, a ALU – Alpa Learning Universe.

 

A ideia é integrar, em um só espaço, todos os webinars, treinamentos, talks e demais formatos educacionais do universo da Alpargatas. Assim como nas plataformas de streaming que transmitem séries e filmes, o usuário poderá acessar os conteúdos quando e onde quiser. Os vídeos abrangem desde o sistema de gestão e metodologias, passando por vendas e outras competências técnicas, até liderança, sustentabilidade, diversidade e bem-estar.

 

Com o uso de inteligência artificial (IA), a ferramenta recomenda conteúdos com base no que é mais assistido, nos assuntos de interesse de cada pessoa e em diversos níveis, do iniciante ao avançado, para que o usuário possa se desenvolver progressivamente.

 

Um dos principais pilares é a possibilidade de crowdlearning, isto é, os colaboradores podem atuar como produtores e facilitadores de conteúdo, promovendo internamente a transmissão de conhecimento. Quem dominar algum tema relevante e quiser criar seu vídeo, que não necessariamente precisa estar dentro de sua função profissional, poderá disponibilizá-lo no streaming para toda a empresa.

 

No processo de crowdlearning, não há aluno e professor: todo mundo ensina e todo mundo aprende. Para ajudar na produção dos conteúdos, os colaboradores contarão com o apoio de uma equipe disponibilizada pela Aluflix para acompanhar desde a elaboração dos roteiros até a gravação das videoaulas e upload na ferramenta.

 

Imagem de abertura: Alpargatas