Notícia

Comportamento

08/06/2020 - 12h29

MDS Brasil cria e compartilha protocolo de saúde e segurança para a retomada nas empresas

Documento está fundamentado em recomendações da OMS e da ANS

A MDS Brasil, corretora de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, divulgou um protocolo de saúde e segurança de orientação de retorno dos colaboradores que, além de orientar seus profissionais, visa difundir a informação como uma ferramenta de combate à Covid-19. Por isso, a empresa disponibilizou o protocolo para todos, de forma gratuita. O documento contém importantes medidas de proteção, dicas e conteúdos destinados às novas rotinas de trabalho. 

 

"A nossa recomendação é que seja realizado um trabalho em conjunto com os departamentos Jurídico, Recursos Humanos e área médica para a implementação dessas orientações. Esse é um dos momentos mais difíceis que já enfrentamos. A conjuntura demanda muita responsabilidade para com as nossas atitudes e, por isso, nos organizamos para tomar algumas medidas voltadas à preservação da saúde e qualidade de vida de nossos funcionários e famílias, e também à continuidade do atendimento próximo e personalizado a clientes e parceiros", afirma Ariel Couto, CEO da MDS Brasil.

 

Segundo ele, algumas ações da empresa, já implementadas e testadas antes da pandemia, ajudaram a implementar o trabalho a distância rapidamente, mantendo o atendimento de qualidade aos clientes. "Agora, aos poucos, o dia de retomar as atividades presenciais se aproxima e tenho a absoluta convicção que as competências que temos como empresa e a qualidade que temos como equipe nos levarão a sair dessa fase ainda mais fortes e unidos."

 

De acordo com o CEO global da companhia, José Manuel Dias da Fonseca, no início da pandemia, a MDS – em Portugal e no Brasil – migrou em tempo recorde para o formato home office e continuou a funcionar preservando colegas, clientes, parceiros e prospects. “Estamos nos preparando para a retomada das atividades presenciais e bastante confiantes. Neste momento tão complexo, continuamos a ser uma voz positiva", diz.

 

Os primeiros países afetados pela pandemia já começaram a flexibilizar suas medidas de isolamento. Couto afirma que a preservação da saúde de todos junto à retomada das atividades econômicas impõe um equilíbrio desafiador e inédito aos poderes públicos e às empresas que operam parcial ou integralmente. Para ele, novas estratégias também deverão ser analisadas para os empreendimentos que estão com suas operações paralisadas.

 

Além do protocolo, a MDS Brasil criou um hotsite exclusivo sobre o assunto, com notícias sobre a pandemia, materiais de apoio e também dicas de alimentação, saúde, higiene e atendimento médico. "Como consultores de seguros e riscos, sempre aconselhamos nossos clientes sobre como gerir seus ativos, sejam eles pessoas ou empresas. Sabemos que alguns riscos podem ser eliminados, outros apenas mitigados. Infelizmente, ainda não temos vacinas ou remédios contra o novo coronavírus. Resta-nos então conhecimento, adaptação e cuidado", diz Beatriz Cabral, head global de Marketing e Comunicação do grupo.

 

RETOMADA NA PRÁTICA

Os especialistas da MDS vêm acompanhando os desdobramentos da crise causada pela Covid-19 desde seus primeiros impactos no mundo e no Brasil e, por isso, já preveem alguns comportamentos e apontam direcionamentos para ganhar agilidade neste momento. Um ponto de atenção a ser observado durante essa crise sanitária mundial é a saúde ocupacional.

 

Além de planos específicos de prevenção da Covid-19 no ambiente corporativo, muitos gestores vão enfrentar desafios orçamentários relacionados à oscilação inevitável dos custos dos benefícios de saúde no país. Não por acaso, atenta à situação nacional, em março de 2020, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) estendeu, em caráter excepcional, os prazos máximos para realização de consultas, terapias, exames e cirurgias não urgentes.

 

Diante dessas variáveis, as empresas ainda precisam eleger meios e viabilizar recursos para manter os benefícios e coberturas oferecidas aos colaboradores neste momento delicado, além de reforçar as iniciativas de prevenção e promoção à saúde enquanto os funcionários estão dentro do ambiente de trabalho ou em regime de home office.

 

É necessário reavaliar a forma de monitorar e incentivar o uso consciente dos planos a distância, lapidar o acompanhamento dos gastos com benefícios de saúde e evitar despesas desnecessárias, como, por exemplo, o excesso de utilização do plano por parte de beneficiários e dependentes. Não menos importante, líderes também precisam estar atentos à saúde emocional dos colaboradores: é preciso acompanhar os que foram infectados e lutam contra o novo coronavírus e apoiar quem passou a fazer parte das estatísticas de aumento de casos de ansiedade ocasionada pelo isolamento.

 

imagem de abertura: MDS