Notícia

Carreiras & Oportunidades

24/09/2018 - 21h00

Três características que um bom sistema de recrutamento e seleção deve ter

*Por Mariana Dias
 
Com novas soluções tecnológicas, o setor de Recursos Humanos assume uma abordagem cada vez mais estratégica voltada para a gestão de pessoas e recrutamento inteligente. É neste contexto que a contratação de uma solução de RH inteligente assume um papel fundamental, automatizando as tarefas e priorizando a experiência do candidato, sem deixar de lado o alcance de metas da instituição.
Quando há lacunas importantes para o desenvolvimento organizacional, o RH pode realizar treinamentos a fim de suprir essas necessidades ou realizar novas contratações. Por isso, na hora da estruturação e na tomada de decisões corporativas, é preciso um cuidado especial com a gestão de pessoas e com a formação das equipes.
Abaixo, três características que um bom sistema de RH deve ter:
 
Otimização da eficiência
O esforço operacional empregado no recrutamento é diminuído com a adoção de um bom sistema de RH a fim de centralizar todo o processo, disponibilizando as informações mais facilmente e ajudando na triagem — uma das etapas mais demoradas e trabalhosas. Por isso, o uso de algoritmos baseados em Inteligência Artificial e People Analytics tornam os processos mais afinados e eficientes, aumentando a qualidade das contratações.
 
Redução de custos
Além de tempo, a seleção de profissionais demanda gastos, desde as aplicações de testes até a realização de entrevistas. Uma contratação equivocada sai ainda mais caro para a empresa, que deve arcar com os gastos dos direitos de rescisão e uma nova seleção de talentos. Neste contexto, o uso de uma boa solução de RH, além de automatizar tarefas e otimizar o tempo gasto com o recrutamento, ajuda a fazer uma escolha mais acertada, diminuindo a probabilidade da demissão desse profissional a curto e médio prazos.
 
Estruturação de processos
Para um recrutamento bem-sucedido, é importante estruturar todo o processo, definindo as datas da realização de cada etapa. Com isso, todos os envolvidos ficam cientes do que precisa ser feito, ajudando na coerência do trabalho em equipe e organizando a seleção, além de torná-la mais eficiente.
Portanto, aliando as soluções de RH que mais se encaixam nas metas e estratégias da empresa, as vantagens de seus resultados refletirão na qualidade da formação de equipes e no menor tempo e esforço demandados para esse trabalho. É por meio delas que a equipe vai conseguir fazer um trabalho de maior qualidade e focado nos objetivos corporativos.
 
* Mariana Dias é formada em Administração pela USP e tem especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Stanford. É CEO e cofundadora da Gupy, líder de recrutamento com base em Inteligência Artificial e machine learning no Brasil, que conta com clientes como Ambev, Embraer e Quinto Andar.