Notícia

Carreiras & Oportunidades

30/11/2016 - 16h00

Insper e Arq.Futuro lançam curso sobre Cidades e Urbanismo

Pensar o papel das cidades e compreender a realidade dos espaços urbanos para assumir uma postura crítica sobre os rumos das cidades. Essa é a proposta do curso de curta e média duração Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente, fruto de uma parceria entre o Insper e o Arq.Futuro. A iniciativa busca estimular uma aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de criar possibilidades inovadoras e efetivas de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.

 

Com carga horária de 24h, o curso integra o portfólio da Educação Executiva do Insper. As aulas da primeira turma se iniciam no dia 31 de janeiro. O curso se destina a profissionais que atuam no terceiro setor (institutos, ONG's, fundações, líderes comunitários), em órgãos públicos e empresas privadas que trabalham direta ou indiretamente com questões relacionadas às cidades, tais como: construtoras, incorporadoras, e todas as instituições que influenciam de alguma forma os espaços públicos. Os interessados já podem realizar a inscrição por meio do site: http://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/urbanismo-cidades-e-lideranca-consciente-integral/

 

No curso Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente os participantes serão desafiados a criar um projeto prático de Placemaking. Essa estratégia, que consiste no replanejamento urbano ao buscar transformar o "espaço" em pontos de encontro da comunidade, tem como objetivo o incentivo a convivência e o fortalecimento do espaço público.

 

Além disso, serão apresentados os conceitos fundamentais de urbanismo e cidade. A programação inclui debates relacionados às condições das cidades, cada vez mais densas e urbanizadas, à saúde pública e aos recursos naturais; análises das características e desafios das cidades globais; e apresentação de cases que abordam estratégias bem-sucedidas de ação para comunidades locais, destacando espaços com potencial de transformação, sendo a sua execução parte do programa.

 

O corpo docente do curso é composto por especialistas nas áreas de arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e gestão estratégica. Sendo eles:

 

Marcelo Henneberg Morettin. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1991. Formou o escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados em 1997. Realiza palestras regularmente na Escola da Cidade (São Paulo) desde agosto de 2010. Em abril de 2015, foi convidado a dar uma "revisão final de projeto" na Georgia Tech School of Architecture, com o Professor Marc Simmons.

 

Beatriz Vanzolini.  Diretora de Operações da Associação Bela Rua, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, em São Paulo. É também sócia da Empresa Satélite Arquitetura e Urbanismo, que realiza projetos de arquitetura. Atua desde 2013 em parceria com o Instituto URBEM como coordenadora de Projetos Urbanos de grande escala em metrópoles como São Paulo e Paris.

 

Juliana Barsi. Co-fundadora da Associação Bela Rua onde é atualmente diretora executiva, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, em São Paulo. Estudou transformações em espaços públicos e Placemaking com a ONG Project for Public Spaces, em Nova York. Fez pós graduação em Habitação e Cidade na Escola da Cidade. É também sócia da Empresa Satélite Arquitetura e Urbanismo.

 

Paola Caiuby. Fundadora e Diretora do Conexão Cultural, é formada em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Fez pós-graduação em International Marketing na EADA, Barcelona e Gerência de Produto na Universidade de Paris. Estudou e trabalhou com Placemaking na ONG Project for Public Spaces, em Nova York. Em 2016 representou o Brasil pelo Ministério da Cultura na Feira Internacional Museum Connection, em Paris.

 

Sérgio Lazzarini é o professor titular da Cátedra Chafi Haddad no Insper, que tem por objetivo desenvolver pesquisas e promover debates voltados à ciência da administração, com foco na relação entre o setor público e privado, assim como temas de estratégia empresarial e investimentos de alto impacto social e ambiental. É Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular do Insper atuou como diretor de pós-graduação stricto sensu de 2013 a 2015 e liderou o Centro de Estudos em Negócios de 2003 a 2006 (na época, Centro de Pesquisas em Estratégia), período em que atuou em projetos desenvolvidos em parceria com empresas de diversos setores.

 

Vinicius Hernandes de Andrade.  Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1992. Professor na Universidade Brás Cubas, no estado de São Paulo, até 1996. Leciona na Escola da Cidade, em São Paulo, desde fevereiro de 2005. Sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados.

 

Serviço

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente

Carga horária: 24h

Data: 31 de janeiro a 2 de fevereiro

Horário: Segunda a quarta-feira, das 9h às 18h.

Local: Insper – Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Inscrições: http://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/urbanismo-cidades-e-lideranca-consciente-integral/