Notícia

Carreiras & Oportunidades

31/10/2016 - 09h00

Sescoop/SP realiza evento voltado à inclusão de jovens aprendizes e pessoas com deficiência

Com o objetivo de debater os caminhos para a inclusão social de jovens aprendizes e pessoas com deficiência, o Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo - realizará, no próximo dia 8 de novembro, a 4ª edição do Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo, que acontece na capital paulista.

 

Realizado e idealizado pelo Sescoop/SP, o evento deve reunir cerca de 200 pessoas, entre representantes das cooperativas, jovens que conseguiram seu primeiro emprego e pessoas com deficiência que tiveram uma chance profissional.

 

O evento promoverá o debate sobre desafios, dificuldades, experiências e soluções para a inclusão de pessoa com deficiência e jovens aprendizes no mercado de trabalho com a presença do filósofo e escritor Mário Sergio Cortella, que fará uma palestra sobre o tema "Impactos dos valores e preconceitos nas relações interpessoais".

 

Também fará parte da programação uma atividade com o escritor Sidnei Oliveira, intitulada "Oficinas Temáticas e Palestra: O que te move? Criando propósitos através do protagonismo". Além disso, o workshop contará ainda com a apresentação do tema "Inclusão Social: O que eu tenho a ver com isso?", conduzida pelo publicitário Álvaro Fernando Faria. Vale registrar ainda que estará presente à ocasião o presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande que fará uma homenagem às cooperativas que iniciaram o Programa Jovem Aprendiz em 2016 e realizaram ações em prol da inclusão com deficiência.

 

Na oportunidade, também serão exploradas questões envolvendo o programa jovem aprendiz. “Os aprendizes que passaram pelo programa conquistaram mais qualidade de vida para si e suas famílias ao conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Muitos desses jovens usam seu salário para arcar com os custos de toda uma família, pois estão em situação de vulnerabilidade e moram em regiões periféricas do Estado de São Paulo. Oportunidades de trabalho contribuíram para mudar toda a perspectiva deles”, relatam Adriana Oliveira e Camila Araújo, analistas de formação profissional do Núcleo de Aprendizagem do Sescoop/SP.

 

Ao todo, hoje, 91 cooperativas, de 83 municípios do Estado de São Paulo, já realizaram ações com jovens aprendizes, tendo 1081 vigentes atualmente. No caso das pessoas com deficiência, foram realizados mais de seis mil atendimentos diretos, envolvendo 30 cooperativas que atuam em 33 municípios.

 

“Serviço”

4º Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo

Data: 8/11

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Casa do Cooperativismo Paulista

Endereço: Rua Treze de Maio, 1376, Bela Vista, São Paulo

Inscrições: até 1º/11

Mais informações: http://www.sescoopsp.org.br/pages/inclusaosocial/