Notícia

Carreiras & Oportunidades

19/10/2016 - 16h00

Cargos técnicos são os mais difíceis de serem preenchidos no Brasil

●    43% dos empregadores brasileiros têm dificuldade em preencher vagas no Brasil

●    A maior dificuldade se mostra com os profissionais técnicos, seguido por suporte administrativo (secretária, recepcionista e assistente administrativo) e operadores de máquinas e produção

 

Empregadores do mundo inteiro estão enfrentando a mais aguda escassez de talentos desde a recessão, de acordo com a pesquisa anual Escassez de Talentos, divulgada pelo ManpowerGroup. Dos mais de 42 mil empregadores entrevistados, 40% estão enfrentando dificuldade para preencher vagas, o mais alto nível desde 2007.

 

No Brasil, a dificuldade dos empregadores ficou em 43%, uma redução de 18% em relação ao mesmo indicador de 2015, que apontou 61%. A maior carência de profissionais se apresenta na área de técnicos (produção, operadores e técnicos de manutenção), em seguida aparecem os profissionais da área administrativa (secretárias, recepcionistas e assistentes administrativos) e operadores de maquinário e produção.

 

“Os dados da pesquisa apontam um desafio para as empresas em atrair profissional qualificado e, mais do que nunca, oportunidades para profissionais que estão no mercado. É um indicativo para eles intensificarem o networking e se atualizarem para conseguirem o trabalho”, destaca Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup no Brasil.

 

A pesquisa aponta ainda que 41% dos empregadores têm dificuldade em encontrar profissionais com a técnica necessária para desempenho da função. Como as necessidades de competências mudam rapidamente, os empregadores procuram soluções dentro de suas organizações, pois 76% das empresas estão treinando e desenvolvendo profissionais da empresa para exercerem outras funções na própria companhia. “Esta prática demonstra que as empresas, além de valorizar o profissional e reter talentos, estão buscando valorizar os profissionais da empresa”, destaca o CEO.

 

Para mais detalhes sobre a Pesquisa de Escassez de Talentos de 2016/2017, visite

http://www.manpowergroup.com/talent-shortage-2016

 

Saiba quais são as 10 profissões com maior escassez de talentos e as principais dificuldades dos empresadores para contratar no Brasil:

 

 

Sobre ManpowerGroup

O ManpowerGroup™ (NYSE: MAN), líder mundial em Innovative Workforce Solutions, cria e entrega soluções de alto impacto há quase 70 anos. Como especialistas na área, conectamos mais de 600.000 homens e mulheres para um trabalho significativo em uma ampla gama de habilidades e indústrias a cada dia. Através da nossa família de marcas ManpowerGroup - Manpower®, Experis™, Right Management® e ManpowerGroup™ Solutions - ajudamos mais de 400.000 clientes em 80 países e territórios a abordar o talento crítico necessário, oferecendo soluções completas para seus recursos, gerenciando e desenvolvendo os talentos. Em 2016, o ManpowerGroup foi nomeado uma das Empresas Mais Éticas do Mundo pelo quarto ano consecutivo e uma das empresas mais admiradas da Fortune, confirmando nossa posição como a marca mais confiável e admirada na indústria. Veja como ManpowerGroup torna o poder do mundo do trabalho humanamente possível www.manpowergroup.com