Notícia

Artigos

23/03/2022 - 14h27

Como estamos avançando para um futuro livre de preconceitos para a mulher

Maribel Diz, executiva de RH da Visa, expõe as práticas dentro e fora da empresa em prol das mulheres

 

Por Maribel Diz*

 

 

Considerando os tempos difíceis que vivemos já há dois anos e as circunstâncias lamentáveis que o mundo atravessa, acho que vale a pena fazermos uma pausa para refletirmos sobre o progresso extraordinário que, como sociedade, temos alcançado em uma questão fundamental: a equidade de gênero e a igualdade de condições e oportunidades para a mulher.

 

Tendo como contexto o Mês da Mulher, o tema #BreakTheBias é particularmente relevante para nós, da Visa, pois romper com os preconceitos e os estereótipos no ambiente de trabalho e em todas as outras áreas requer um compromisso verdadeiro e autêntico de apoiar e capacitar a mulher nas esferas social, produtiva e empresarial.

 

Neste ano, especificamente, atingimos um marco importante nos esforços para ajudar a reduzir essa disparidade. De fato, em mais de 25 anos trabalhando na área de Recursos Humanos da empresa, nunca vi uma transformação tão palpável e positiva no âmbito da igualdade de gênero dentro da companhia.

 

Por exemplo, hoje, as mulheres compõem 49% do quadro de funcionários da Visa na região América Latina e Caribe (LAC) e seis dos 12 principais mercados da região são liderados por mulheres. Globalmente, cinco dos dez executivos diretamente subordinados ao CEO são mulheres; além disso, a segunda maior área de negócios da Visa (Serviços ao Cliente) é comandada por uma mulher e mais da metade das 14 principais funções de negócios são dirigidas por mulheres.

 

Sem dúvida, nosso foco é ser um destino de trabalho de primeira linha, onde as mulheres prosperam profissionalmente e fazem a diferença. Além dos esforços para promover a equidade salarial, temos programas de networking, desenvolvimento profissional e formação de líderes, como Visa Women's Network, Gender Inclusion Counsel, Visa Global Leadership Accelerator, o programa de liderança para mulheres Executive Edge, e vários outros. Além disso, temos um sólido plano de visibilidade executiva externa para elevar o nível dos nossos talentos femininos.

 

Nosso compromisso de criar oportunidades mais justas e inclusivas para as mulheres por meio de parcerias, programas e patrocínios também está mais forte do que nunca. Por exemplo, a Visa Foundation anunciou um compromisso estratégico de US$200 milhões para apoiar micro e pequenas empresas, com ênfase no fomento ao progresso econômico da mulher. Temos uma aliança regional com a Jefa, a primeira plataforma da região dedicada a atender as necessidades financeiras das mulheres, apoiamos o "Elas Prosperam", programa de capacitação de empreendedoras negras no Brasil e o "Crescendo Juntos nas Américas", programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento que capacita empreendedoras no comércio e nas cadeias de valor. Temos também a bolsa de estudos Visa Stellar Woman, que incentiva a igualdade de oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho na Costa Rica, o acordo com a Girls in Tech, e o treinamento de mulheres empreendedoras com o Supérate, na República Dominicana, além de diferentes iniciativas regionais e globais, como o lançamento de uma solução financeira exclusiva para mulheres em parceria com o Banco Azteca, no México.

 

No esporte, nossas ações para empoderar as mulheres são contundentes. Apoiamos o movimento olímpico em 1986 e, desde o lançamento do programa Team Visa, em 2000, a empresa apoiou mais de 500 atletas e aspirantes olímpicos e paralímpicos como parte de esforços gerais para prepará-los para vencer dentro e fora das arenas de competição. Até o momento, 55% dos integrantes do Team Visa foram mulheres. Recentemente, nos tornamos a primeira parceira global do Futebol Feminino da Fifa, reforçando nosso compromisso com a igualdade de gênero no esporte, nos negócios, em tudo.

 

Não há dúvida de que as mulheres são um pilar fundamental da sociedade. Elas impulsionam as economias do mundo e são uma grande influência em todas as esferas da vida.

 

Acreditamos que podemos contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo, equitativo e que empodera a todos, em todos os lugares. Tenho muito orgulho do que conquistamos. Vamos continuar rompendo com preconceitos, eliminando as disparidades para ajudar muito mais mulheres em nossa região a alcançar seus sonhos e defendendo um futuro de igualdade, sem estigmas, e com oportunidades e prosperidade para todos.

 

*Maribel Diz é vice-presidente sênior de RH da Visa América Latina e Caribe

 

 

Foto: Pablo Salgado Barrientos