Notícia

Artigos

07/12/2021 - 18h00

Na América Latina, falamos o tempo todo sobre os millennials. Mas… e a geração Z?

O que ambos querem dos gestores? Quem comenta é Maribel Diz, head de RH da Visa América Latina e Caribe

 

Por Maribel Diz*

 

 

Temos tanta informação sobre os millennials – a geração mais estudada da história – que até temo que isso possa desencadear uma fadiga de informação generalizada (figurativamente falando, claro).

 

Mas essa geração socialmente consciente que se acha cheia de direitos e que derrubou os paradigmas tradicionais de emprego está envelhecendo. Por sua vez, a geração Z está crescendo e entrando em massa no mercado de trabalho, substituindo rapidamente os millennials nos postos iniciantes; com isso, estão se tornando os novos recém-chegados e impulsionando mudanças no ambiente de trabalho na América Latina, no Caribe e no mundo.

 

Juntas, essas duas gerações já representam mais de um terço da força de trabalho e, em menos de 10 anos, representarão quase 60%. Não há muitos estudos sobre a dinâmica dessa combinação e como ela afetará a gestão das empresas.

 

Atuo há mais de duas décadas na área de RH e, como head de Recursos Humanos da Visa América Latina e Caribe, testemunhei uma mudança fundamental na força de trabalho e participei da mudança cultural da empresa. Como meus colegas em outras empresas globais, reconheço a importância de compreendermos os funcionários e o que eles buscam em um gestor. Esses insights são essenciais para o recrutamento, a formação de equipes, a definição de competências e a retenção desses profissionais.

 

Concluí recentemente meu doutorado na Florida International University com uma tese que buscou analisar a combinação da geração Z com os millennials. Minha pesquisa qualitativa foi baseada em uma amostra representativa e revelou muitos insights sobre esses trabalhadores, inclusive o que eles procuram em um gestor.

 

A geração Z e os millennials querem um gestor que os inspire e lhes dê segurança psicológica

O estudo revelou que, quando se trata de personalidades e interesses, nossas pré-concepções não correspondem necessariamente à realidade. Também revelou que esses dois grupos têm diferenças e similaridades – mas ambos buscam o mesmo de um gestor. Vejamos o que  diz minha pesquisa.

 

Tanto a geração Z quanto os millennials foram específicos ao descreverem os comportamentos que procuram em um líder. Todos os pesquisados, inclusive líderes, concordam que é importante que seja atencioso e que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. "Atencioso e equilibrado", "relacionável e autêntico" e "honesto e confiável" são as características que as duas gerações mais valorizam em um gestor.

 

Curiosamente, essas gerações não dão tanta importância à diversão, embora os líderes achem que sim e deem mais valor a um ambiente de trabalho divertido do que os próprios jovens. Na verdade, a maior preocupação da geração Z e dos millennials é que os gestores sejam sérios, respeitosos e confiantes. Além disso, eles querem ser liderados pelo exemplo e buscam um líder protetor que os oriente, apoie, ensine e dê feedback.

 

Essas descobertas ressaltam que, para ambas as gerações, o ambiente de trabalho é, até certo ponto, uma continuação da vida que têm em casa – um local onde buscam segurança psicológica.

 

Outra área em que nossas concepções divergem das descobertas de minha pesquisa: os líderes acham que a geração Z e os millennials querem um líder motivador. Entretanto, os pesquisados deixaram claro que querem um líder inspirador. A diferença é tênue, mas é o que distingue aquele que inspira, ou seja, que estimula seus instintos e os empolga, do que motiva com razões e incentivos para agir.

 

Outra área de discrepância e que guarda certa relação com a anterior é que os líderes imaginam que a geração Z e os millennials querem exposição e autoridade para tomar decisões, uma aspiração comum na maioria dos círculos gerenciais. Mas isso não foi um ponto enfatizado por essas duas gerações.

 

Esses conceitos nos permitem entender o que as duas gerações querem de um gestor e, muitas vezes, vão na contramão dos modelos de gestão a que estamos habituados. Assim, precisamos repensar nossa abordagem e os perfis dos nossos gestores.

 

Por fim, além do perfil do gestor buscado pelas novas gerações, o estudo nos proporcionou insights importantes de como gerenciar, engajar e reter esses talentos.

 

*Maribel Diz é head de RH da Visa América Latina e Caribe

 

Foto de abertura: Pablo Salgado Barrientos