Notícia

Artigos

07/04/2021 - 15h09

Há os seus assuntos, os dos outros e os de Deus…

Em tempos de polarização e angústias, há um caminho a ser seguido, garante Marcelo Madarász neste artigo

 

 

Por Marcelo Madarász*

 

 

Mais de doze meses de pandemia. Nesse período, todos fomos impactados de um jeito ou de outro. Alguns perderam pessoas amadas, alguns lutaram contra a doença e de alguma forma foram “vencedores”, alguns conhecem pessoas que sofreram, seja pela morte, pela doença em si, pelo desemprego, pelas dificuldades. Todos procurando manter o equilíbrio da melhor forma que for possível. Muitas teorias, muitas pessoas sem conhecimento para tal, passando por verdadeiras autoridades, teorias contrárias, teorias contraditórias, agendas ocultas e interesses que desconhecemos. Jogos e interesses políticos, uma nação dividida, oportunistas de plantão e muita gente perdida, buscando referências. Instabilidade. Dúvidas. Dívidas. Uma nação desbussolada. Dependendo das fontes que se busca, as angústias podem aumentar até o limite do insuportável. Há teorias conspiratórias, pessoas absolutamente radicais num extremo ou outro. Um verdadeiro esquema para que, além da angústia natural pela situação em si, exista o acréscimo de doses cavalares de culpa. Não faltam julgadores de plantão, como se nossas próprias consciências cobradoras já não fossem o suficiente. Acusações mútuas sendo feitas diariamente, redes sociais se encarregando de carregar as tintas na cisão, na beligerância, na ruptura. Amizades se rompendo (cabe algum questionamento: eram verdadeiras ou boas o suficiente?).

 

Tendo este cenário não muito animador como pano de fundo, além dos dramas pessoais, o ambiente de trabalho em seu processo vertiginoso de mudanças, necessidade de adaptação, flexibilidade e resiliência, os líderes verdadeiramente não tendo, mas tendo que ter para dar.

 

A situação está pesada demais para muitos e, mais do que nunca, se faz necessário um processo de detox, uma verdadeira e profunda limpeza. Da mesma maneira que você precisa fazer escolhas sábias em sua alimentação física para evitar intoxicação alimentar, sobrepeso, indigestão, congestão e toda sorte de problemas, o mesmo deve ocorrer na “ingestão “de leituras, opiniões, interferências, julgamentos, análises.

 

Perceba quais são seus limites e os respeite de forma sagrada, pois se você não o fizer, ninguém o fará por você! Não permita que o que já está difícil se transforme em uma maratona emocional cujo preço a ser pago é a sua saúde.

 

Seja absolutamente seletivo nos estímulos que chegam até você e se proteja, mentalizando que aquela determinada história, discórdia, briga, opinião ou polêmica não lhe pertencem. Um pouco de silêncio interno e externo, calma, equilíbrio, sensatez, lucidez serão como um bálsamo para você.

 

Em nenhum momento estou sugerindo a alienação, mas entre um posicionamento e outro, há o saudável caminho do meio. Muita calma nessa hora! Como ouvi de um querido coach, que usou um sábio pensamento da Byron Katie, há três tipos de assuntos: os seus, os dos outros e os de Deus. Enquanto você se ocupa dos assuntos dos outros e dos de Deus, quem cuidará dos seus?

 

*Marcelo Madarász é diretor de RH para América Latina da Parker Hannifin

 

Foto de abertura:  Marcos Suguio