Notícia

Artigos

15/09/2020 - 11h03

O que faz você se sentir parte da empresa?

Confira o que diz a head de Pessoas e Desenvolvimento Humano da Accesstage neste artigo

 

 

Por Maria Funari*

 

 

É bem comum ouvir as organizações dizendo que querem encontrar profissionais que vistam a camisa e que se envolvam com o dia a dia da empresa. Mas o que muitas não sabem é que elas têm a principal ferramenta para conquistar e manter esses profissionais envolvidos, comprometidos e altamente eficientes.

 

O segredo é ter uma cultura organizacional forte e presente em todas as ações da empresa. Mas afinal o que é a tal cultura que muito se fala hoje em dia? É o conjunto de crenças, valores, diretrizes aplicados no dia a dia.

 

E é preciso ficar atento. Não vale ter um discurso bonito e não colocar as ações em prática. É preciso ter coerência, ter alinhamento entre o esperado e o realizado. É necessário viver no dia a dia tudo o que se prega como importante para o sucesso da empresa e de seus profissionais.

 

Quando falamos em espírito colaborativo, é preciso mostrar ser uma realidade presente no ambiente corporativo. E esses exemplos precisam sempre estar relacionados `à alta liderança. Afinal, ela atua como espelho e todas as suas ações acabam refletindo nas equipes.

 

Aqui, por exemplo, a reestruturação da cultura organizacional ficou ainda mais forte quando todos perceberam que o presidente era o maior apoiador do projeto. Ele sempre foi o patrocinador. Comprou a ideia e passou a vivenciá-la no dia a dia.

 

Por exemplo, umas das ações para implantar e reforçar a reestruturação da cultura na empresa foi fazer com que toda a liderança entrasse em imersão (de um fim de semana) para começar a interiorizar todos os itens relacionados a cultura. Além disso, toda a liderança passou por processos de assessment que geraram conteúdo para as sessões de coaching, das quais, inclusive, o próprio presidente participou; ele sempre se manteve aberto para todas as transformações apontadas como necessárias.

 

Outra ação implantada foi a realização de várias treinamentos e workshops que abordaram temas como neurociência, gestão de pessoas e de conflitos, gestão de mudanças, feedforward, além de várias dinâmicas entre os gestores para levar para o dia a dia dos times.

 

Com todas essas ações, a liderança ficou mais engajada e mais envolvida e, consequentemente, acaba trazendo cada colaborador para mais perto do propósito da empresa. O engajamento passou a ser de todos e, todos, sem exceção, passaram a se envolver mais, a lutar pelos objetivos da organização, a se empenharem para resolver os pontos negativos e a vibrar com as vitórias.

 

E assim as conquistas passam a ser de todos. E todos percebem que são parte fundamental para que a engrenagem rode e atinja os objetivos traçados.

 

Nesses momentos você percebe que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Quando você vê que diferentes profissionais, dos mais diversos níveis hierárquicos e áreas, mostram brilho nos olhos e dizem que não formamos só uma empresa, mas sim uma família.

 

*Maria Funari é head de Pessoas e Desenvolvimento Humano da Accesstage

 

Foto de abertura: Arquivo pessoal