Notícia

Artigos

03/06/2020 - 12h35

Carta de um líder a uma pessoa de sua equipe em tempos de pandemia…

Artigo exclusivo de Marcelo Madarász para a Gestão RH. Confira!

 

 

Por Marcelo Madarász*

 

Fernanda é uma mulher barriguda que vai ter menino. O nome dele será Felipe. Essa frase mistura uma informação e uma reflexão que tive. Fernanda é uma mulher linda de 29 anos que trabalha comigo no time de Recursos Humanos. Profissional engajada, talentosa, comprometida… o sonho de qualquer líder. Há alguns dias, a exemplo de milhares de gestores, minha reunião semanal com o time foi virtual. Fizemos nosso tradicional check-in, falamos sobre cada um de nós, nossas angústias, desassossegos, alegrias da semana, falamos do negócio, nossas ações em andamento e, no check out, tradicional maneira de encerrarmos, falei que gostaria muito de saber como a Fernanda, que vai ter seu primeiro filho no início de julho, estaria. Me veio à mente a música de Secos & Molhados que dizia: mulher barriguda que vai ter menino, qual o destino que ele vai ter? Que será ele quando crescer?  Haverá guerra ainda? Mulher barriguda tomara que não! Tive uma vontade imensa de levantar, dar um abraço apertado nela, daqueles cuja tradução é: está tudo bem, conte comigo. 

 

Me dei conta de tudo que estamos vivendo, da impossibilidade, neste momento, de dar um abraço e mais ainda de garantir, como fazia nossas mães em nossa infância, depois de um tombo ou de um pesadelo: está tudo bem, não foi nada, eu estou aqui. Como eu queria acreditar na força desta expressão de minha mãe, na imortalidade de nossas mães e das pessoas que amamos, no futuro que o Felipe vai ter. Por alguns segundos, que pareceram uma eternidade, meu pensamento me levou para muito longe e depois voltei e olhei pra carinha de cada um e cada uma do meu time e pensei: vai ficar tudo bem!

 

Fernanda, vai ficar tudo bem sim! O Felipe vai nascer bem e vai ser muito feliz. Mesmo com a pandemia e a situação nem sempre tranquila de nossos governantes, a sua força é e será muito maior que tudo isso. Com o amor que você tem dentro de você e o desejo desse mundo melhor com o qual sonhamos, tudo vai dar certo.

 

Há um plano maior para você, para o Felipe, para mim e para todos que estamos vivendo esse marco na história que é o ano de 2020. Acredite: nossos sonhos tem muita força e, da mesma forma que você me ajuda, junto com cada um que se dedica de corpo e alma a criar um mundo melhor dentro da nossa empresa, está em nossas mãos moldar este mundo no qual o Felipe vai viver. 

 

O trabalho como nós conhecemos está passando por uma profunda transformação e quando tudo estiver melhor, o Felipe poderá, junto com outros que estão nascendo agora, aproveitar este mundo mais bonito, com mais justiça, mais amor.

 

Fê, esse abraço físico que não consigo te dar agora é substituído por um abraço ainda mais poderoso, o de ideais e desejos de que tudo que sonhamos começa agora a se materializar.

 

Ainda daremos muitas risadas e as lágrimas serão de emoção por termos acreditado e participado dessa construção. Você merece, o Felipe merece. E todos que estão contribuindo para essa linda construção poderão se abraçar e celebrar a conquista de novos tempos!

 

Com emoção, meu abraço mais carinhoso!

 

*Marcelo Madarász é diretor de RH para América Latina da Parker Hannifin

 

Foto de abertura: Fabio Chiba