Notícia

Artigos

07/05/2020 - 12h13

A pandemia está aflorando a infantilidade nas empresas?

"Este artigo vem em defesa dos líderes!", afirma sua autora, Daniela do Lago

 

 

 

Por Daniela do Lago*

 

A pandemia da Covid-19 está exigindo mais de todo mundo, seja você dono da empresa ou empregado. Empresários estão tendo que reinventar seus negócios para não gerar demissões em massa e com isso contribuir mais ainda para desastre da economia que assola esse pais e o mundo.

 

A maioria dos artigos e textos publicados sobre comportamento no trabalho tem criticado o vácuo de liderança que vivenciamos em tempos de pandemia, porém, não está nada fácil ser empresário nesse momento.

 

Este artigo vem em defesa dos líderes! Se você é aquele funcionário que está acostumado a reclamar do chefe e da empresa, aí vai um chacoalhão forte para você!

 

É vergonhoso como alguns profissionais têm se comportado com as demandas de home office em período de isolamento. Eu também, assim como você, pensava que a grande maioria das pessoas tinha o tal do bom senso para conseguir se portar como se espera durante período de trabalho, mas o grande problema é que quem se comporta mal acha que tem bom senso e julga que o outro não o tem.

 

Desde quando algumas empresas se tornaram um enorme jardim da infância?

 

Enquanto os empresários e líderes estão focados para salvar o negócio, se desgastando para pensar em algo novo e com rapidez para salvar emprego de seus funcionários, percebo uma certa juniorização em todos os níveis, e isso não tem nada a ver com a idade e sim com a forma de pensar. Ouço funcionários dizerem coisas como: “Eu não sou pago para fazer essa tarefa”; “Meu chefe está exigindo demais!”; “A empresa vai repor esses feriados que estou em casa?”; “Essa tarefa não está no meu job description!”, e por aí vai…

 

Está na hora de crescer! Momento é crítico e vai requerer mudança de todos em todos os sentidos. Mundo dos negócios é lugar para adultos e a competência crucial imediata que interessa é aquele funcionario “hands on” ou mais popularmente conhecido como “pau para toda obra”.

 

Serei bem direta a todos colaboradores de qualquer empresa: podem rasgar sua descrição de tarefas atual! Tudo mudou! Você será cobrado e avaliado somente por seus resultados e não mais por carga horária de trabalho. Está na hora de acordar para nova realidade.

 

O home office trouxe a liberdade com seus horários. Você não passará o crachá para controlar seu período, muito menos vai desperdiçar seu tempo porque tinha que ficar no mínimo 8 horas preso no escritório. Isso é excelente, muitos até pediam, porém, será que todos estão prontos para responsabilidade que envolve trabalho por resultado?

 

Vai requerer que você seja superorganizado. Trabalhar por resultado é bem complicado, porque as metas e os prazos devem ser bem definidos para que as coisas de fato aconteçam. Não dá para dizer que trabalha por resultado e não entregar aquela tarefa dizendo que “foi por falta de tempo”, ou “não deu pra fazer!” Vai exigir mais responsabilidade e, acima de tudo, disciplina!

Seu chefe não pegará na sua mão para te ensinar a fazer um novo trabalho. E vou além. Não sei se é efeito colateral da pandemia, mas é crescente o número de profissionais que confundem a figura do chefe com a de um pai, esperam deles uma compreensão superprotetora e depositam neles a total responsabilidade para lhes dizerem o que devem fazer no trabalho.

 

Não vai dar! Se você ficar esperando ordens para começar a fazer algo, sinto informar, mas terá sérios problemas na sua trajetória profissional. Seja mais proativo e pense como dono do negócio. Ajude seu chefe, ele certamente está precisando de suas ideias novas.

Então, pensar e agir como dono do negócio será o novo formato das relações de trabalho?

 

Ainda não temos essa resposta. O que sabemos e vivenciamos é que comportamentos infantis nunca couberam nas empresas.

 

Sabemos muito pouco dos impactos de toda essa mudança no trabalho com a Covid-19, mas uma coisa é certa e vai prevalecer: dentro das empresas, o que manda é a competência e você deve ter noção da responsabilidade que seu papel demanda.

 

Como Darwin disse: “Vence não o mais forte e sim aquele que melhor se adapta”. E você? Está atento sobre as adaptações do seu trabalho?

 

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então, compartilhe!

Quer saber mais? Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas: @danieladolago

 

*Daniela do Lago é especialista em Comportamento no Trabalho e atua há mais de 15 anos com gestão de pessoas e desenvolvimento de carreiras

 

Foto: Divulgação