Notícia

Artigos

19/03/2020 - 11h30

Liderança em época de coronavírus - Como lidar com as próprias emoções e emoções alheias

Temos que respeitar o limite alheio, diz a consultora Elaine Saad em artigo exclusivo para a Gestão RH

 

Quando estamos passando por situações de estresse, ou seja, situações que nos tiram daquela rotina segura e conhecida, todos nós apresentamos comportamentos geralmente diferentes dos comportamentos usuais. Acontece que esses comportamentos variam de pessoa a pessoa. Podem ser reações de introspecção ou extroversão excessiva. Alguns podem ter ansiedade outros uma calma quase que inexplicável. Alguns falam sério outros fazem piadas. Alguns se voltam a uma organização excessiva, outros ao desleixo. Alguns se tornam muito práticos outros imaginam situações catastróficas. Enfim, esse conjunto de reações pode nos levar a não produzir no mesmo nível, ritmo e qualidade do que produzimos no dia a dia.

 

Reconhecer que estamos com reações diferentes do normal e quais são elas nos ajuda a nos reequilibrar. Refletir sobre elas, com calma e tranquilidade, pode nos trazer paz e nos levar de volta a um estado mais produtivo usual.

 

O desconhecido e o inesperado têm batido à nossa porta. Não sabermos o que acontecerá, quando e como isso pode nos afetar é absolutamente gerador de angústia. É uma época de aprendizado profundo, mas, acima de tudo, de compreensão e reflexão sobre nós mesmos e sobre os outros.

 

Quando somos líderes e gestores de pessoas, muitas perguntas chegam até nós. Como faremos? Quando isso acabará? O que acontecerá neste ano? Temos de fazer um esforço ainda maior de, além de administrar nossa própria angústia, entender e acolher a angústia alheia. Definitivamente não é uma tarefa fácil. Mas é realizável.

 

A primeira coisa importante de lembrarmos é o perfil de cada um de nossos liderados. Que estilo de pessoas são? Como se comportaram no passado em outros momentos de crise? Do que será que estão precisando? Que situação pessoal estão enfrentando no momento? Que estilo de suporte será mais efetivo para cada um deles? Sem essas respostas fica complicado essa administração a distância. Sem esse mapeamento, certamente a liderança pode ser ineficaz. É importante criar uma rotina de atuação frente ao home office para falar além das rotinas do dia a dia.

 

O tempo é de ter tempo! Tempo para si mesmo, tempo para o outro, tempo para a equipe. Temos de nos unir e solidarizar. Temos que respeitar o limite alheio. Nenhuma emoção deve ser ignorada ou minimizada, pois todas são genuínas.

 

Acho que há muito tempo não temos uma oportunidade tão única de nos provarmos líderes. Uma oportunidade de fazer a diferença e agregar valor. Certamente sairemos dessa fase mais fortes e preparados, porém os melhores líderes serão críticos para isso!

 

*Elaine Saad é psicóloga e diretora executiva da Saad Company, representante exclusiva no Brasil da inglesa YSC Consulting

 

Foto: Fredy Uehara