Notícia

Artigos

12/02/2020 - 14h55

Caminhos para uma liderança de sucesso

Seis importantes momentos do ciclo de uma liderança feminina de sucesso

 

Por Rosa Bernhoeft*

 

O sucesso da liderança feminina é diferente da liderança masculina? Creio que não, pois a liderança como processo transcende a questões como gênero, realidade social e ideologias. Como mulheres podemos atuar em diferentes papéis, como mãe, cidadã, profissional, entre outros, e ter um desempenho excelente por seguir o que está definido e contratado. No entanto, para serem reconhecidas como líderes, temos que encontrar dentro do papel um propósito, uma causa ou um significado que provoque transformações e benefícios para todos.

 

A liderança vai além do cumprimento dos compromissos do papel, exige protagonismo e, no caso das mulheres líderes, é preciso compreender as suas necessidades, crenças, dons e habilidades na busca de complementar e não antagonizar os modelos masculinos.

 

O fenômeno da liderança com sucesso, e apoiado no protagonismo, vale para ambos, homens e mulheres em diferentes papéis, e se constitui em um ciclo composto por seis importantes momentos, descritos a seguir:

 

1. Consciência: Aprofundar o sentimento e o conhecimento de quem eu sou, de onde estou, qual o contexto que me rodeia, quais as necessidades e quais os papeis que sou chamada a desempenhar. Para fundamentar as minhas respostas, terei que conjugar o verbo ser em sua essência e me descrever com os adjetivos que apoiem a forma que eu desejo que o mundo me reconheça. Quanto maior a minha amplitude de consciência, maior a possibilidade de formular propósitos e protagonizar o que realmente desejo.

 

2. Atitude: De que lugar e de que modo eu vou protagonizar? Buscando em mim um senso de capacidade e de valor? Eliminando crenças depreciativas à minha autoestima? A atitude requerida no protagonismo valoriza as oportunidades, as alternativas, as capacidades e busca soluções, possibilitando, assim, enxergarmos a realidade de maneira positiva e criando condições de atuação com base na confiança.

 

3. Propriedade: É reconhecer a propriedade sobre bens que possuo, como tempo, conhecimento, emoções, inteligências. E decidir sobre a sua aplicação e uso, propiciando o fortalecimento do meu papel e do meu protagonismo.

 

Estabelecer ambientes sadios para as relações, convivência positiva entre indivíduos diferentes, seja por sua linguagem ou por questões culturais, sociais, étnicas e ideológicas, isso se dá quando respeitamos as propriedades do outro e as utilizamos na melhoria dos contextos em que elas se encontram. O senso de propriedade fortalece o desempenho do papel, o estabelecimento de limites justos e abre oportunidades para o protagonismo de todos.

 

4. Evolução: A ampliação da consciência, a existência de uma atitude protagonista e o senso de propriedade aguçado gera naturalmente um processo evolutivo, que tem como propulsores a curiosidade constante e o inconformismo criativo por conter motivações e necessidades para a construção de um amanhã melhor do que hoje.

 

A curiosidade é fundamental para a descoberta do novo, cria oportunidades, soluções diferenciadas para uma nova realidade, dando origem a novos comportamentos e novas competências, resultando em mudanças. Por outro lado, o inconformismo criativo elimina a possibilidade da cristalização de métodos e hábitos, que definiram nossa chegada ao momento atual e podem ser grandes impeditivos de inovação, reinvenção e recriação.

 

5. Escolhas e desafios: A partir do processo evolutivo uma nova realidade é criada no modo de exercer a liderança, que traz consigo um estado de inovação, uma disposição para colaboração e uma saída do contexto individual para uma consciência de grupo, capaz de aderir a uma causa ou a um projeto, e dar significado à obra comum.

 

6. Projeto: É atribuir a cada desafio uma razão de ser para mim e para o contexto. Sendo assim, o desafio de uma liderança feminina está em aproveitar a sua sensibilidade, a sua emotividade, a sua percepção sobre os fenômenos humanos, para caracterizar o sucesso da obra que foi construída, desafiar o novo e tangibilizar o seu propósito com o da equipe.

 

O sucesso, então, será a concretização do propósito em um resultado, projeto ou obra. A líder será um exemplo e a equipe que a apoia será capaz de replicar o que ela faz na formação de líderes protagonistas.

 

*Rosa Bernhoeft é especialista em liderança e gestão de executivos

 

Imagem: Geralt/Pixabay