Notícia

Artigos

02/07/2019 - 12h00

Como o ambiente pode influenciar a produtividade e o humor no trabalho?

Por Daniel de Oliveira*
 
O que empresas como Google, Facebook, Microsoft e Pixar, entre outras grandes do mercado de tecnologia e entretenimento, têm em comum? Muitos fãs, faturamento alto, criatividade e... escritórios incríveis. Não é à toa que grandes corporações como essas investem tanto para proporcionar um ambiente de trabalho especial: o local influencia diretamente na produtividade e criatividade dos colaboradores, e impacta positivamente na experiência de clientes e parceiros.
 
Algumas delas investiram em pesquisas para compreender o “fenômeno”: estudo da empresa de impressão fotográfica CanvasPop demonstrou que arte e decoração contribuem para a felicidade e produtividade das pessoas. Algumas pesquisas indicam ainda que escritórios onde as pessoas podem escolher o décor são 30% mais produtivos e possuem menos queixas em relação à saúde, entre muitos outros exemplos.
 
Tendo isso em vista, elaborei quatro dicas para você adotar em seu escritório com vistas a aumentar a produtividade de sua equipe: 
 
1. Espaços humanizados: incentivar a distribuição de fotos da família, a colocação de pequenas plantas e a decoração do espaço pelo colaborador são atitudes simples que funcionam. Quem quiser investir mais pode apostar em um espaço para jardins verticais. Alguns estudos indicam que profissionais ficam 38% mais produtivos em escritórios decorados com plantas, e que o verde melhora em 47% o bem-estar e em 45% a criatividade dos colaboradores. Tons mais claros e terrosos também contribuem para criar um ambiente acolhedor, com atmosfera de “casa”. Ou seja, cada vez mais a segmentação casa/trabalho está se diluindo. 
 
2. Aposte nas cores. As cores influenciam no humor; assim, é importante conhecê-las: azul transmite confiança e comunicação, mantém a pressão sob controle e é indicado para ambientes de trabalho grandes com equipes numerosas. Cores quentes podem ajudar em espaços onde as pessoas trabalham até tarde, pois estimulam a atividade cerebral. O laranja aumenta o entusiasmo e a energia. O verde estimula a criatividade e propicia harmonia, equilíbrio, reduz ansiedade e o desgaste visual. Amarelo é sinônimo de otimismo, mas não abuse, pois o excesso pode causar ansiedade. Branco promove criatividade, senso de espaço, principalmente se o local tem luz natural. 
 
3. Layout. As baias abertas há tempos conquistaram os escritórios em virtude dos custos (geralmente menores) e da facilidade de comunicação. Porém, elas não funcionam para todos. A empresa internacional de arquitetura Gensler fez um estudo que indicou que mais da metade das pessoas que trabalham em espaços abertos ou com baias baixas são distraídas pelos colegas. Todavia, ainda no layout aberto, é possível criar espaços mais privados tanto para reuniões quanto para quem precisa focar em projetos específicos.
 
4. A decoração deve refletir a identidade da empresa. Todas as dicas acima podem ser aplicadas alinhadas à identidade da companhia. Os elementos de marca não devem ser esquecidos no projeto; afinal, eles são essenciais para dar “a cara da empresa” e a sensação de pertencimento.
 
*Daniel de Oliveira é Designer de Interiores pela Rede Metodista de Educação do Sul (IPA) e pós-graduado em Gestão de Escritórios de Arquitetura, Designer de Interiores e Iluminação pelo IPOG (Instituto de Pós-Graduação). Foi também professor no Instituto Brasileiro de Designer de Interiores (IBDI). Atualmente é diretor do escritório Daniel de Oliveira - Arquitetura em Interiores, em São Paulo (danieldeoliveira.com.br)