Notícia

Artigos

19/10/2018 - 09h00

Conheça 10 conhecimentos essenciais para se destacar em startups

As startups brasileiras já mostram que vieram para ficar e se consolidar no mercado nacional e internacional. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2012, haviam 2.519 startups cadastradas na associação. Já em 2017, o número chegou a 5.147 empresas. Diante disso, profissionais de todas as áreas estão se reinventando para se destacar neste mercado, que se mostra bem ser diferente e mais dinâmico, além de muito concorrido entre os profissionais. 
 
Para o CEO da Descola.org, André Tanesi, os profissionais do mercado que desejam se destacar em startups precisam reconhecer que o modelo é muito diferente do perfil corporativo. "Startups, em geral, são muito centradas em resultados, o que modifica bastante o perfil dos profissionais que entram para os projetos. Percebemos cada vez mais que essas empresas buscam perfis multidisciplinares, com ideias empreendedoras e que tenham independência e capacidade de trabalhar com diversas responsabilidades dentro de um mesmo projeto", explica.
 
Por isso, ambientes descontraídos, clima favorável, dinamismo e flexibilidade são questões muito presentes nesse nicho de trabalho. Isso faz com que muitos profissionais, principalmente mais jovens, sintam-se cada dia mais atraídos para trabalhar neste modelo inovador. Mas, para conquistar o tão sonhado espaço, algumas características e conhecimentos são fundamentais para se destacar.
 
Confira 10 habilidades e conhecimentos fundamentais para se destacar nas startups, segundo a Descola.org:
 
1 - Criatividade
A Criatividade é importante para profissionais de qualquer área. Quando falamos de startups, essa habilidade é ainda mais evidente. Em um ambiente em que permite a procura constante por inovação é importante que o profissional tenha criatividade aflorada.
 
2 - Olhar para oportunidades
Se é importante despertar a criatividade, mais importante ainda é enxergar oportunidades em cada desafio. Entender problemas, pensar no humano e construir novos projetos a partir das dificuldades dos clientes são fundamentais para ter sucesso nessa área.
 
3 - Growth Hacking: 
Habilidade fundamental para profissionais que querem atuar na área de marketing de uma startup, pois ele ajuda a entender sobre modelos de crescimento exponencial.
 
4 - Métodos Ágeis: 
Nas startups tudo é muito rápido e dinâmico. Então você precisa aprender sobre a gestão ágil do seu dia a dia para desempenhar a melhor função dentro de um modelo como esses.
 
5 - Storytelling:
Saber contar boas histórias é importante para gerar engajamento, encantar e envolver. Em uma startup ou em qualquer outro ambiente de trabalho você precisa desenvolver essa habilidade.
 
6 - Oratória:
Outra característica que é importante para qualquer área de atuação, mas ainda mais evidente para startups é saber falar bem em público. E isso não é necessariamente um dom, mas uma habilidade que pode ser bastante desenvolvida.
 
7 - Auto Gestão:
Em uma startup você terá muita autonomia, mas é preciso saber gerir seu tempo e suas responsabilidades para que você seja produtivo e eficiente. 
 
8 - BMC:
O Business Model Canvas é uma das ferramentas mais usadas por empreendedores. Se você quer trabalhar em uma startup é fundamental que conheça essa ferramenta.
 
9 - Visual Thinking: 
São muitas ideias, conceitos e projetos. É importante saber tirar todas elas da cabeça e poder organizá-las de forma visual. Mindmaps, esquemas, facilitação gráfica podem ajudar pois pensar visualmente é fundamental para elaborar novos projetos.
 
10 - Habilidades comportamentais:
Tomada de decisão, pensamento crítico, avaliação do todo. Essas são habilidades fundamentais para qualquer profissional, e em uma startup não é diferente.