Notícia

Artigos

14/10/2018 - 10h00

Recursos Humanos: Uma área cada vez mais estratégica para a sua empresa

Por Luciana Carvalho*
 
O departamento de Recursos Humanos em uma empresa era até pouco tempo atrás visto como uma área de suporte, responsável apenas pelo relacionamento interno e contratação de funcionários. As organizações modernas, no entanto, encaram o RH como um dos departamentos mais estratégicos dentro do ecossistema das empresas, justamente por ser um setor que vem apresentando uma sistemática e contínua evolução, extremamente dinâmica e voltada para resultados.
 
Tenho acompanhado essa evolução de um ponto de vista privilegiado. Como psicóloga, comecei minha vida profissional na área da saúde, mais especificamente no departamento de Recursos Humanos de um hospital. Depois fui para a Ambev, onde acumulei também uma valiosa experiência na área de Finanças. Hoje, na Movile, posso dizer que essa visão combinada me ajudou a consolidar a estrutura de Gente de maneira moderna e estratégica, algo que hoje nenhuma grande empresa com foco em inovação pode abrir mão.
 
No meu dia a dia posso dizer que passo 65% do tempo participando de reuniões com os principais executivos do grupo e contribuindo para a tomada de decisões que refletem a nossa estratégia global. A Movile cresceu muito e hoje reúne empresas de perfis bastante variado, mas com a mesma essência de foco em resultados e inovação. Assim, é um desafio constante garantir que as áreas de Gente de todas essas unidades trabalhem de forma integrada para potencializar o negócio como um todo, sem ficar restritas a áreas limitadas de contratação e suporte.
 
Nossas áreas de Gente buscam constantemente maneiras de desenvolver pessoas de forma completa para que as nossas empresas possam sempre oferecer produtos e serviços melhores para os nossos clientes.
 
Também colocamos em prática iniciativas criativas para estimular as empresas do grupo. O iFood, por exemplo, tem um programa chamado 'Culinária Internacional', que promove o intercâmbio de funcionários entre os países diferentes que a empresa está presente. Brasileiros vão para a Colômbia, Mexicanos chegam para trabalhar na Argentina, e por aí vai. Com o tempo, nosso objetivo é ampliar de maneira estruturada uma série de programas de job rotation entre as empresas do grupo. Acredito que é um jeito interessante de fomentar a troca de conhecimento e de cultura entre os funcionários.
 
Posso dizer com segurança que investimos em um RH cada vez mais estratégico na Movile. Temos uma visão tão inovadora que sequer chamamos de 'RH', mas sim de 'Gente'. Sim, porque os colaboradores de uma empresa são muito mais que 'funcionários': eles são os protagonistas que fazem os nossos negócios evoluírem e nossas empresas impactarem ainda mais pessoas. Lembro sempre que o objetivo do nosso grupo é bastante agressivo, uma vez que temos como meta "melhorar a vida de um bilhão de pessoas". Isso inclui, com certeza, as pessoas que trabalham na Movile.
 
*Luciana Carvalho é diretora de Gente da Movile