Notícia

Artigos

23/05/2018 - 07h00

Requisitos para profissional de TI vão além do currículo

Por Edson Honma*
 
O futuro é tecnológico e os índices do setor têm comprovado isso. Relatório recente da Gartner — empresa especializada em pesquisas voltadas para o mercado de TI — apontou que os gastos com softwares corporativos irão crescer 11,1% neste ano. Na Softplan, uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, isso se reflete em uma demanda frequente por profissionais especializados da área de TI. 
 
A empresa, sediada em Florianópolis, conta com aproximadamente 1,5 mil profissionais. E as vagas abertas são uma constante. Em 2017, foram disponibilizadas 431 vagas e, no momento, há 54 postos aguardando ocupação. A solução para atender à contínua demanda tem sido buscar profissionais de outros estados. Temos colaboradores oriundos de praticamente todos os Estados do Brasil. 
 
Preencher um time de TI é complicado, e não só pelos conhecimentos técnicos exigidos, mas também pelo perfil de profissional almejado. Na Softplan, procuramos candidatos que não tenham só alto conhecimento especializado, mas também o ímpeto de pensar fora do convencional. Buscamos profissionais inquietos, que procurem sempre se aprimorar. 
 
A área de tecnologia fica defasada muito rápido, então, o profissional precisa participar de eventos, de meetups, fazer um networking para trocar informações. Por isso, priorizamos candidatos que tenham essa postura diferenciada e, em muitos casos, se faltar algum conhecimento técnico, investimos em capacitação. Para nós, não adianta ter um currículo fantástico se não tiver esse perfil que buscamos.
 
Somos uma empresa sólida, de 27 anos, mas que tem como motor a inovação. Inovar é correr risco, mas de forma organizada, planejada, e é isso que leva à evolução dos processos e produtos. Por isso, precisamos apostar em colaboradores que sejam corajosos.   
Quem consegue entrar para esse time do desenvolvimento de tecnologias tem como recompensa acompanhar de perto a criação de novas soluções e fazer parte desses processos. 
 
No caso da Softplan, o profissional ainda vai encontrar um ambiente ideal para ter uma carreira de sucesso. Em 2017, a empresa esteve entre as 10 melhores melhores empresas de grande porte para se trabalhar em Santa Catarina, segundo o Great Place to Work (GPTW), que considerou as mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas pelos departamentos de recursos humanos. Portanto, ingressar na área tech é, no fim das contas, ter a chance de integrar uma série de levantamentos positivos.
 
*Edson Honma é diretor de desenvolvimento humano e organizacional da Softplan, uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1.500 colaboradores