Notícia

Artigos

20/03/2018 - 09h00

O que aprendi em 25 anos de carreira na mesma empresa

Por Weslei Fernandes*
 
Posso dizer que completo esse marco na minha carreira com o mesmo entusiasmo do começo. São 25 anos de LG lugar de gente, empresa onde comecei como programador e, hoje, ocupo a posição de Diretor de Tecnologia. Isso, com certeza, deve causar estranheza em muitos profissionais, principalmente entre os mais jovens, acostumados às mudanças rápidas e às trocas de emprego.
 
Durante todo esse tempo, vi a empresa mudar de negócio, crescer exponencialmente e expandir sua equipe para cerca de 500 funcionários, receber novos investidores, comprar e investir em outras companhias e conquistar grandes clientes. Nesse período, também cresci junto: passei pelas funções de programador, supervisor, gerente, até chegar à atual posição.
 
Para se ter uma ideia, quando entrei na companhia, éramos menos de 10 pessoas na área de desenvolvimento de sistemas e atuávamos também em outro ramo: o de assistência técnica e revenda de microcomputadores. Hoje, a LG lugar de gente é a maior empresa brasileira especializada em tecnologia para gestão de pessoas.
 
Nessas mais de duas décadas, aprendi algumas lições de carreira que me fizeram ter convicção das escolhas que fiz. Divido aqui meus principais aprendizados:
 
1 - Não fuja dos desafios
Sempre enfrentaremos crises e dificuldades em nossa carreira. O desafio de amanhã será maior que o de hoje. Mas são eles que nos fazem crescer e nos inspiram a seguir em frente. Quando olho para trás, percebo que vencemos muito mais do que perdemos e isso me motiva a continuar.
 
2 - Seja perseverante
Eu sou uma pessoa persistente, mas tenho certeza de que a LG lugar de gente também teve
 
muita perseverança comigo. Um dos motivos dessa parceria ser tão longa é que sempre busquei fazer tudo da melhor forma possível, atender as expectativas e amadurecer com cada aprendizado. Não desistir no meio do caminho é fundamental para uma carreira bem-sucedida.
 
3 - Dê o seu melhor
Nunca me preocupei com o cargo, pois é algo que não podemos controlar. Contudo, as oportunidades aparecem o tempo todo e o que eu fiz foi me preparar para elas. Quando você realmente se destaca no seu trabalho, de uma forma ou de outra, você receberá o reconhecimento. Por isso, é importante dar o melhor de si, superar o que é esperado de você e ter humildade para melhorar sempre.
 
4 - Valorize seus mentores
Durante esses 25 anos, eu tive três importantes mentores na LG lugar de gente: Daniela Mendonça, Presidente, Eduardo Virgílio, membro do Conselho Administrativo, e Gustavo Teixeira, Presidente do Conselho Administrativo. Com eles, aprendi lições valiosas, como ter foco na satisfação do cliente, aprimorar as competências técnicas e também especializar em outras áreas de negócio. Ter essa oportunidade trouxe equilíbrio à minha carreira e me fez compreender que ninguém faz nada sozinho.
 
5 - Trabalhe em equipe
Por falar nisso, minha última lição está relacionada ao aprendizado como líder. Houve uma época em que me preocupava apenas com os resultados da minha equipe e dava menos importância às demais áreas. Acredito que seja um pensamento muito comum no meio corporativo. Mas é importante evoluir essa mentalidade e entender que de nada adianta um grupo específico se desenvolver e os outros não. Por isso, precisamos sempre pensar nos resultados da empresa.
 
Todos esses aprendizados não são adquiridos do dia para a noite. Com o passar do tempo, é preciso investir em treinamento, na convivência com pessoas mais experientes e no seu crescimento constante.
 
*Weslei Fernandes é diretor de Tecnologia da LG, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão de pessoas. Na LG, esteve à frente do desenvolvimento do, então, FPW Folha de Pagamento, carro chefe da empresa e reconhecido como o primeiro software de folha de pagamento para Windows do Brasil.