Notícia

Artigos

05/02/2018 - 10h00

Egoísmo é fundamental

Por Eliana Dutra*
 
De um lado, recebemos diariamente uma avalanche de dicas, análises e pesquisas que ressaltam a importância de sermos profissionais mais flexíveis, colaborativos e que trabalhem em prol das suas equipes e/ou seus pares. De outro, filósofos como Thomas Hobbes, argumentam que os seres humanos são selvagemente autocentrados. Então, quem está certo? De fato os dois lados estão! O importante é ajudar os pares sem prejudicar a própria produtividade, mas como?
 
Sendo mais egoístas! Mas, um egoísmo saudável. Aquele que aumenta a autoestima e não destrói amizades. Diferente de colocar os próprios interesses em primeiro lugar sem pensar nas consequências, o egoísmo saudável é controlado pela consciência. Tal movimento contribui significativamente para o aumento da produtividade e auxilia no controle das tarefas a serem cumpridas.
 
Acha um exagero? Vamos, então, lembrar o que toda aeromoça recomenda quando você está em um avião. Ela diz: em caso de turbulência, máquinas de oxigênio cairão do teto. Primeiro, coloque a sua máscara e só depois ajude os outros. Essa atitude no ambiente de trabalho é fundamental. É necessário, sim, auxiliar os colegas e fazer mais pelo bem comum do ambiente profissional, mas antes, lembre-se: você precisa terminar as suas atribuições. Caso contrário, perderá a credibilidade.
 
Afinal, ninguém confia em quem não cumpre o que diz ou as próprias tarefas. E não adianta ser o “bom samaritano”. Sempre irá pairar uma dúvida nos outros se você está fazendo aquilo para se autopromover ou até mesmo se é capaz de dar um auxílio útil e eficaz. Logo, o seu resultado tem que vir em primeiro lugar.Para encontrar esse equilíbrio entre pensar em si próprio e ajudar os demais, primeiro é preciso fazer uma reflexão diária, se perguntando: o quão mais próximo estou de alcançar minhas metas? Estive consciente dos meus objetivos e tarefas ao longo do dia? O que eu faria diferente? Por quê?
 
Caso esse movimento seja complicado para você, ainda há a opção de contar com um Coach, já que ele o auxiliará nessa reflexão e na identificação dos gaps e dos cases de sucesso bem como a traçar um plano de mudança de atitude profissional e de pensamento. Logo, no seu dia a dia, pense um pouco nisso: é preciso ajudar os outros, mas você tem que estar realmente preparado para isso.
 
*Eliana Dutra é CEO da ProFitCoach, Master Coach Certified pela ICF e Coordenadora do Grupo Nikaia