Notícia

Artigos

02/10/2017 - 10h00

Como conquistar o emprego dos seus sonhos

Por Bráulio Lalau*

 

E se eu te disser que competência não é tudo? Talvez você ache estranha essa frase, mas, a verdade é que, em se tratando da busca por uma colocação profissional que faça jus ao seu talento e experiência, a primeira etapa a ser vencida está diretamente relacionada com o seu poder de convencimento e domínio de uma série de pontos fundamentais durante uma entrevista.

 

Obviamente, não me refiro aqui a candidatos que, na ânsia de conseguir uma vaga, fogem com a verdade, exageram ou omitem informações importantes. Não, o caminho não é esse e, acredite, quem escolhe essa rota acaba, mais cedo ou mais tarde, sofrendo prejuízos na carreira. Minha ideia central é: para conquistar o emprego dos seus sonhos, você precisa demonstrar que está pronto para esse sonho.

 

Durante este artigo, lhe darei algumas dicas que retirei do meu contato com outros profissionais, leituras e, sobretudo, de minha experiência tanto como candidato a um posto, quanto como participante de uma equipe de seleção.

 

1. Conheça o que está buscando

É essencial buscar o máximo de informações possível sobre a companhia em que você pretende atuar. E porquê? Primeiramente, porque uma pesquisa irá lhe auxiliar a demonstrar segurança e conhecimento durante a entrevista. Além disso, recrutadores avaliam de modo positivo um candidato que se mostra realmente interessado em entender a cultura de uma organização. Finalmente, o principal: um cargo pode até lhe atrair e oferecer um salário compatível, todavia, a companhia talvez tenha uma filosofia diferente daquilo que você espera para o seu desenvolvimento e o que era para ser o emprego dos sonhos, pode sim, se tornar um pesadelo. 

 

2. Entenda o seu mundo

Mas não basta conhecer a empresa. Cada vez mais, gestores e recrutadores buscam por talentos que demonstram possuir conhecimentos gerais, que estão antenados com o seu mundo e tem interesses para além do emprego. Tudo isso devido ao fato de que tal perfil de profissional é mais propenso a oferecer boas ideias, ser criativo e inovador.

 

3. Objetividade e arte do storytelling

Durante uma entrevista é preciso saber unir a capacidade de síntese com o poder de encantar os responsáveis pelo processo de seleção. Em outras palavras, você deverá fazer um bom resumo de suas experiências, construindo um relato convincente – e factível – do porquê você será importante para aquela organização.

 

O domínio da arte do storytelling (nada mais, nada menos, que a capacidade de contar uma boa história) pode ser o diferencial que lhe fará superar candidatos tão bons quanto você, mas que não tem a mesma habilidade de “vender o seu peixe”.

 

4. Seja seguro, seja flexível

Sim, é verdade, cada companhia tem os seus critérios de seleção e busca por diferentes habilidades em um candidato, entretanto, há dois pontos que irão cativar a imensa maioria das empresas: resiliência e segurança. Conforme já falamos, a segurança virá de seu preparo, conhecimento do negócio, do segmento em que irá se inserir e de sua capacidade de revelar bem sua história. A resiliência, por sua vez, nada mais é do que a aptidão de se mostrar flexível para diferentes situações e desafios.

 

5. Tenha visão de dono

Ter visão de dono é saber que, em uma empresa, todos estão em um mesmo barco, enfrentando os mesmos problemas, os mesmos desafios, com cada colaborador extraindo ganhos do crescimento de um negócio. Demonstrar que você está apto a se comprometer com uma companhia a ponto de aplicar uma dose extra de dedicação sempre que necessário, é um diferencial que, certamente, lhe dará pontos na hora de conquistar seu emprego dos sonhos.

 

A verdade, nada mais que a verdade

 

Por fim, nunca minta ou omita algo relevante, que possa lhe prejudicar na empresa. Precisa de mais tempo para assumir uma vaga? É muito mais honesto negociar seu prazo de entrada na organização. Necessitará desenvolver um conhecimento que ainda não possui? Seja franco, a companhia pode estar disposta a aceitar essa condição, caso veja valor e potencial em você.

 

O importante é estabelecer uma relação de confiança já no início de sua trajetória. Lembre-se: construir uma boa imagem com sinceridade, é muito mais fácil do que reparar uma impressão negativa.

 

* CEO na empresa Orbitall, Bráulio Lalau carrega uma bagagem de mais de 20 anos de experiência em indústria de serviços e área de TI. Visando aprimorar a eficiência operacional, busca propostas e ações inovadoras com foco em processos digitais. É especialista em gestão de pessoas e liderança de grandes equipes, sendo responsável por times com até 18 mil colaboradores. Acredita que uma boa gestão e doses de motivação são fatores determinantes e capazes de extrair o melhor de cada pessoa, visto que os colaboradores são o ativo mais importante de uma empresa.