Notícia

Artigos

26/06/2017 - 10h00

Emprego no século XXI: como conquistar, manter e crescer na carreira

Por Marcelo Simonato*

 

Lembro como se fosse hoje, eu tinha 14 anos quando procurei meu pai e disse-lhe que gostaria de trabalhar. Ele me olhou nos olhos e mesmo sem entender exatamente o que me motivava a querer trabalhar tão jovem, afinal tínhamos tudo em casa, me apoiou e me autorizou a seguir.

 

Imaginem um adolescente de 14 anos procurando emprego sozinho sem nenhuma orientação. O que fazer ou como fazer, quem procurar ou onde procurar. Essas foram algumas das perguntas que rodeavam a minha mente naquele momento.

 

Talvez esse não seja o seu caso, mas saiba que mesmo sendo jovem, buscando o primeiro emprego ou já sendo um profissional sênior com muitos anos de experiência, o desafio de conseguir um emprego é sempre uma tarefa muito difícil, porém não é impossível.

 

Desde o meu primeiro emprego até hoje, muita coisa mudou, computadores, internet, e-mail, redes sociais e a forma de se procurar e obter um emprego mudou também. Nós o chamamos agora de “Emprego 2.0”.

 

Muito se fala sobre como conquistar um emprego. De fato, diante do cenário atual, há uma busca acirrada por emprego e toda ajuda é muito bem recebida, mesmo assim saiba que boa parte do sucesso em conquistar uma vaga, depende de suas atitudes e do seu preparo.

 

O emprego do novo mundo está ao alcance de todos, ele não se limita ao registro em carteira ou padrões definidos pela CLT. Aqueles que efetivamente desejarem trabalhar e serem remunerados por isso encontrarão atividades onde seu trabalho, seu conhecimento e sua experiência terão um valor, também chamado de remuneração ou salário.

 

O mercado de trabalho é muito maior do que o bairro ou cidade onde você vive, é preciso expandir suas fronteiras para conquistar uma boa colocação. As melhores oportunidades estão onde normalmente ninguém procura ou não quer.

 

Pensando no momento atual, é preciso observar alguns pontos de sua vida profissional atual e onde quer chegar em sua carreira:

- Avalie seu ambiente profissional - faça um resumo da condição atual de sua profissão e de sua área, incluindo as tendências futuras mais importantes e de que forma elas afetarão diretamente seus objetivos de carreira.

 

- Defina seu objetivo profissional - descreva onde quer chegar em uma frase ou sentença para que as pessoas de sua área profissional ou de outras possam entender o que você está procurando.

 

- Crie sua estratégia de comunicação apropriada a seu objetivo profissional - sua apresentação deve ser atraente para quem contrata e para isso deve incluir o seu objetivo, histórico de realizações e currículo.

 

Uma dica importante: muitas faculdades estão recomendando a jovens recém-formados, que acabaram de entrar no mercado de trabalho, que tentem encontrar um mentor. Várias empresas também sugerem a seus executivos que tenham um mentor. É uma boa ideia. Um mentor é um conselheiro, uma pessoa com mais experiência.

 

Com um mentor, você poderá aprender certas coisas mais rapidamente, poderá tirar dúvidas em relação a sua carreira, e não cometeria os mesmos erros que o mentor cometeu quando ainda era jovem e inexperiente.

 

* Marcelo Simonato é administrador, com MBA em Finanças pela FGV e Gestão Empresarial pela La Salle University, tendo mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança em grandes empresas. É também palestrante, mentor, conselheiro e escritor do livro "Emprego 2.0".