Notícia

Artigos

09/12/2016 - 15h00

É possível mensurar o resultado de Coaching?

Por Karin Brigitte Guth*

 

Outro dia me perguntaram: Como é possível mensurar o resultado do processo de Coaching?

 

Respondi, naturalmente: No processo de Coaching Ontológico (ontologia = estudo do ser) aplico as ferramentas inerentes ao Coaching e ainda utilizo outras técnicas de autoconhecimento e desbloqueio que fazem com que o Coachee (o que recebe o Coaching) simplesmente perceba onde estão os seus próprios sabotadores, onde está a sua falta de ação e por que sempre age da mesma forma.

 

Quando digo simplesmente é porque fica nítido, através de perguntas e respostas, que a transformação está em nossas mãos, basta decidirmos se queremos ou não.

 

Esta interrupção de padrões de comportamento acontece na emoção, nos sentimentos. É aí que existe a brecha para entrar como novas crenças, ressignificamos padrões negativos e trazemos à luz o que, até então, estava na sombra, despercebido e, por que não dizer, escondido de nós mesmos?

 

É neste momento que o Coachee modifica as suas atitudes rapidamente e o tão esperado resultado aparece. Ele já não consegue mais seguir os padrões utilizados anteriormente, eliminando o que já não serve mais como vícios de linguagem, de comportamento, de procrastinação. Entram em um novo patamar de cooperação mútua, se aventuram a novos desafios, a comunicação fica mais assertiva, ousam em ações inovadoras, compartilham os seus valores a serviço do próximo e serão os maiores beneficiados com esta nova história daqui em diante.

 

Analisando por um lado lúdico, o processo também traz luz e discernimento para as pessoas, através de um estado evolutivo de consciência, e faz com que o campo de energia seja diferenciado. Muitos perceberão esta mudança, sem mesmo compreender o que está diferente, mas todos podem sentir.

 

A minha visão através do Coaching é ter compaixão, sem julgamento, é plantar uma semente e dar este presente para que você se cuide, respeitando o seu tempo, os seus limites, o seu processo evolutivo.

 

E para finalizar, coloque alegria e amor como os maiores valores. Eles, simplesmente, norteiam uma vida mais plena e também são essenciais para abrir novas oportunidades de realizações e conquistas.

 

*Karin Brigitte Guth é coach especializada em Desenvolvimento Humano