Notícia

Artigos

06/12/2016 - 16h20

3 razões para o RH investir em computação em nuvem

O futuro do RH é ser cada vez mais simples e tecnológico. Essa é uma das conclusões do relatório “Tecnologias de RH para 2016: 10 grandes transformações”, realizado pela Bersin, empresa de consultoria global integrante do grupo Deloitte.

 

Segundo o estudo, conduzido pelo fundador da empresa, Josh Bersin, o investimento em ferramentas baseadas em tecnologia móvel e em nuvem é uma tendência irreversível para as soluções de RH, tanto do “core” da área, que inclui administração de pessoal, por exemplo, quanto da gestão de capital humano.

 

Nada que não seja esperado, afinal, já faz algum tempo que a cloud computing vem ganhando espaço no mercado e nas empresas. Outras áreas, como vendas, marketing e financeiro, já estão se beneficiando do potencial dessa tecnologia. E agora chegou a vez do RH.

 

Confira 3 razões para a gestão de pessoas investir em sistemas cloud computing:

 

1 – Redução de custos

Com a tecnologia em nuvem, você não terá gastos com infraestrutura, o que inclui aquisição e atualização de hardware, sistemas operacionais, gerenciadores de banco de dados, espaço físico, energia elétrica e pessoal para gestão dessa infraestrutura. Além disso, não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, a qualquer momento será possível fazer um "upgrade" ou "downgrade". Como a infraestrutura é de responsabilidade do fornecedor, sua variação acompanha imediata e naturalmente a necessidade do cliente, sem precisar de investimentos adicionais em infraestrutura e eliminando a ociosidade.

Para Marcello Porto, Diretor de Produtos da LG lugar de gente, a gestão de pessoas fica muito mais fácil e estratégica com a cloud computing. “Com a nuvem, o RH não precisa se preocupar com manutenção e atualizações do sistema, pois isso passa a ser feito pelo próprio fornecedor, o que diminui a dependência da TI. Sem contar que a implantação é ágil e simples, proporcionando um retorno rápido sobre o investimento”, reforça o diretor.

 

2 - Autonomia para colaboradores e RH

Outro benefício de um sistema em nuvem é reduzir o tempo de resposta às solicitações feitas ao RH. Afinal, se os documentos gerados pela área de recursos humanos estiverem acessíveis para os funcionários, não será necessário fornecer essas informações através de e-mails ou telefone.

Cezar Taurion lembra que o papel do RH não é cuidar de sistemas, mas identificar e reter os talentos que irão trazer resultados para o negócio. “O RH é uma das áreas que podem usufruir muito da nuvem. Essa tecnologia pode ajudar a manter as pessoas motivadas, a buscar novos colaboradores e até mesmo a identificar potenciais funções que ainda não existem hoje, mas serão necessárias no futuro. Além da cloud computing, o uso de big data e algoritmos também vai se disseminar nessa área ao longo dos próximos anos”, garante o especialista.

 

3 – Acesso seguro

Além de facilitar o acesso às informações através de vários dispositivos, a computação em nuvem também traz segurança para as empresas. Quando as informações são armazenadas em ambiente físico, há sempre o risco de que os dados se percam, seja por falta de manutenção dos equipamentos ou mesmo algum erro inesperado.

Os provedores de cloud computing delimitam em contrato boas práticas e níveis de segurança, adotando padrões e normas internacionais de privacidade e segurança dos dados. Dentre os serviços prestados, estão a segurança do servidor físico da nuvem, o backup periódico e a garantia da recuperação de dados, caso ocorra algum desastre, além do gerenciamento de interrupções de energia.

 

A LG lugar de gente possui mais de 30 anos de mercado e é a maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para RH do país. A empresa lançou seu novo conjunto de produtos em nuvem para gestão de recursos humanos. A plataforma, chamada Suíte Gen.te nuvem, vem sendo desenvolvida há seis anos e recebeu mais de R$ 30 milhões em investimentos. Clique aqui para saber mais!

 

Gostou das dicas? Leia também o artigo RH em nuvem: entre o saber e o fazer e fique por dentro de outras tendências!