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04/12/2016 - 12h00

Oito ações que atrapalham a mulher no mercado de trabalho

No mundo corporativo, há diversos fatores que fazem com que a mulher empreendedora fique estagnada ou regrida alguns degraus na carreira profissional. Contrariando o que a maioria pensa, os fatores externos – concorrentes e impostos - não são os maiores vilões.

 

Para auxiliar as empreendedoras nessa questão, a consultora financeira Patricia Lages lista em sua nova obra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, publicado pelo selo Vida Melhor da editora Thomas Nelson Brasil, os principais inimigos do crescimento:

 

Comodismo: A pessoa que deseja crescer e vencer na vida deve ser inquieta, buscando sempre fazer algo melhor, de um jeito melhor, para que sua empresa ou sua carreira seja cada vez melhor. Acomodação não pode fazer parte do vocabulário da boa empreendedora.

 

Conformismo: O conformismo paralisa, faz com que a pessoa se prostre diante das situações e traz um grande perigo para quem vive sob a própria responsabilidade. Ser empreendedora é ser responsável por si mesma. Se a empreendedora se conformar, nada muda.

 

Excesso de cobrança: Faça o melhor, mas não estabeleça padrões impossíveis de serem alcançados. A autocobrança é algo positivo, mas dentro de limites aceitáveis, caso contrário a empreendedora viverá pulando de frustração em frustração.

 

Individualismo: Procure sempre aprender com alguém, ouvir opiniões e fazer tudo o que seja possível para trazer para o negócio ou a carreira algo que possa fazê-la crescer. Acredite em si mesma, mas não desacredite dos outros.

 

Egocentrismo: Quando o produto passa a ser visto como algo mais importante do que o cliente ou o ego da empreendedora supera o negócio em si, a coisa pode desandar.

 

Distrações: É preciso ficar atenta a tudo o que exige demais da atenção e a distrai de permanecer focada naquilo que é importante. Essa dica vale especialmente se a empreendedora trabalha em casa, pois a quantidade de distrações é grande.

 

Reclamações: Está comprovado cientificamente que a reclamação — além de não resolver nada — altera negativamente o cérebro humano. É fundamental não deixar essa peste acometer a mente e prejudicar não só o empreendimento, mas toda a vida. Cuidado e, ao primeiro sinal de reclamação, fuja!

 

Elogios: Esses são um dos piores inimigos que alguém pode ter. É preferível uma crítica construtiva a um elogio vazio, pois isso pode livrar a empreendedora de algumas situações embaraçosas.