Notícia

Artigos

11/11/2016 - 14h55

Tema 14: Avaliação de desempenho: uma das principais ferramentas do RH

As avaliações de desempenho são essenciais para a estratégia organizacional de qualquer equipe de RH. Através delas, é possível identificar os perfis de cada colaborador, para aproveitar suas forças e corrigir pontos mais fracos com treinamentos e workshops específicos. Além disso, são fundamentais para que a empresa implemente uma cultura de bonificações e aumentos de salário baseados em méritos e cumprimento de metas.

 

São benéficas para os gestores, que têm em mãos informações ricas sobre seus colaboradores, e para os próprios funcionários que, ao receberem feedbacks periódicos, sabem quais pontos precisam melhorar. E entre as diversas modalidades dessa importante ferramenta, estas são as principais:

 

- Autoavaliação

Cada profissional é responsável por avaliar o próprio desempenho, dentro de regras pré-estabelecidas. Geralmente, é feita em duas etapas: primeiro, o colaborador é incentivado a refletir sobre a sua performance; depois, ele se reúne com o seu gestor para discutir a avaliação.

 

- Avaliação do Superior Imediato

É o modelo mais tradicional e utilizado nas empresas. Nesse caso, o superior imediato é responsável pelas avaliações, uma vez que acompanha de perto o dia-a-dia de seus colaboradores e garante certa uniformidade nos critérios utilizados.

 

- Avaliação por Equipe

De certa maneira, essa modalidade complementa a avaliação individual, ao mensurar os resultados e desempenho da equipe como um todo e analisar como está funcionando a soma dos esforços dos colaboradores.

 

- Avaliação do Líder

Os líderes das equipes também precisam de feedbacks constantes. Assim, têm uma ideia mais precisa quanto ao caminho indicado para conduzir a equipe e suas habilidades como gestor. Esse tipo de avaliação também parte dos colaboradores.

 

- Avaliação 360°

Modelo amplamente adotado por equipes de RH no mundo inteiro e importante para qualquer estratégia organizacional. Aqui, todos os relacionados ao funcionário em questão participam da avaliação: colegas de trabalho, gestores, profissionais de RH e, às vezes, até clientes e fornecedores.

 

Essas modalidades são boas maneiras de avaliar o desempenho dos colaboradores, mas atualmente, existem softwares de RH capacitados, que fornecem uma visão holística das performances individuais e em equipe. O Cornerstone Performance é um software de avaliação de desempenho altamente eficiente, que permite a equipes de RH avaliarem cada funcionário de acordo com os objetivos da empresa.

 

Os relatórios são completos e 360°, baseados no cumprimento de metas, e geram feedbacks relevantes e ótimos insights para a gestão da performance dentro da organização, facilitando o desenvolvimento de treinamentos, workshops e seminários. Assim, é mais prático rastrear as habilidades e competências individualmente, para fortalecer o trabalho em equipe e cumprir a estratégia organizacional traçada.

 

Conheça mais sobre essa poderosa ferramenta em: https://www.cornerstoneondemand.com.br/performance