Notícia

Artigos

01/11/2016 - 08h00

Todos contra a corrupção empresarial

Por Rafael Multedo*

 

Você já ouviu falar em compliance? O termo de origem inglesa quer dizer “agir de acordo com” determinada regra. Recentemente a dimensão desse significado passou por um recorte e agora o uso é ligado à Lei Anticorrupção. Em vigor desde 2013, ela ganhou atenção em meio às investigações da operação Lava-Jato da Polícia Federal e trouxe punições rígidas para empresas ilícitas. Esse método se mostra cada vez mais presente no ambiente corporativo e cria mecanismos para evitar atos ilegais, como fraudes ou corrupção.

 

Os motivos para esses “furos” acontecerem são diversos e estão presentes até nas empresas mais renomadas: metas inalcançáveis, pressão exagerada, crescimento rápido forçado, cobrança de resultados sem a medida de consequências e falta de acompanhamento nas técnicas usadas pelos empregados estão ente os principais. Porém, já existem recursos que ajudam a identificar erros e combater as más práticas.

 

Aplicar cursos e treinamentos vem se mostrando uma medida cada vez mais eficaz. Em companhias grandes e com filiais, por exemplo, uma boa saída é optar pela capacitação online, principalmente, por meio de transmissão de vídeo e conteúdo integrado. O uso desta tática é um investimento em informação e conscientização, com igualdade aos contratados. A virtualização permite reduzir gastos com logística e acomodação de treinadores.

 

O primeiro passo, entretanto, é entender que a mudança deve começar pelos maiores cargos. Se o responsável não der bons exemplos aos seus funcionários, é impossível exigir uma conduta profissional dentro dos limites éticos.

 

*Rafael Multedo é CEO da Tecvidya, empresa especializada em soluções de vídeo pela web, como a plataforma corporativa de vídeos Meritum. Por meio da tecnologia, dezenas de empresas aplicam o curso de Compliance (Governança Corporativa) a mais de 5 mil colaboradores, o que proporciona uma redução drástica nos custos de logística – como viagens e horas de profissionais que aplicariam cursos e treinamentos por apresentações em vídeo. Para saber mais, acesse: www.tecvidya.com.br.