Notícia

Artigos

06/10/2016 - 12h46

3 dicas para se preparar para o eSocial

3 dicas para se preparar para o eSocial

 

Alinhamento de cultura, avaliação de processos e educação dos colaboradores são apenas alguns itens que as organizações precisam riscar da lista para que os dados cheguem ao eSocial da maneira correta. E não há tempo a perder! Afinal, faltam apenas 15 meses para que o projeto entre em vigor.

 

Neste cenário, a área de RH será uma das mais exigidas. Segundo Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, “O RH deve ser mais estratégico, pois ele é o responsável por conscientizar os envolvidos como colaboradores, gestores e diretoria. Além disso, ele deve encabeçar a mudança de cultura, principalmente, no que tange ao cumprimento dos prazos”.

 

Para apoiar sua empresa no planejamento desse processo de mudança, a LG lugar de gente separou algumas dicas. Confira abaixo:

 

1. Defina o dono

Além de assumir a frente do projeto, o dono do projeto precisarão conhecer bem o tema, ter autonomia na empresa, distribuir as responsabilidades e reportar à alta direção.

 

2. Alinhe o processo com terceiros

Reúna as empresas terceirizadas com as quais possui contrato e que, de alguma forma, serão responsáveis por prestar informações sobre essa relação. Ou seja, ajuste os processos ao parceiro.

 

3. Escolha o fornecedor de software

Outro ponto muito relevante é a seleção dos fornecedores de tecnologia que irão apoiar sua empresa durante esse período. Com o volume de informações exigidas pelo eSocial, torna-se inviável a prestação de dados ao governo de forma manual.

 

A LG lugar de gente possui mais de 30 anos de mercado e é a maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para RH do país. Desde 2010, contribui com o projeto eSocial, participando do grupo de empresas piloto do governo federal. Além disso, já investiu mais de 82 mil horas no desenvolvimento e atualização dos seus sistemas.

 

Conheça outras dicas e entenda mais sobre o eSocial fazendo o download gratuito do ebook “eSocial: do planejamento à execução”. Clique aqui!