Notícia

Artigos

13/09/2016 - 10h26

Amplie seu currículo e aumente as chances de uma recolocação profissional

Por Ricardo Karpat*

 

Em momentos delicados, em que o profissional não consegue se recolocar no mercado de trabalho, muitos especialistas indicam que se deve ampliar o leque de atuação. Porém existe o receio de que esta atitude possa aparentar falta de foco e desespero. Assim, é importante o candidato saber o procedimento adequado para impressionar o recrutador sem exagerar na apresentação.

 

Para ampliar as chances de êxito, algumas atitudes podem ajudar: coloque de dois a três objetivos profissionais; não especifique cargos, mas sim áreas de atuação; no histórico profissional descreva atividades relacionadas às áreas de interesse, seja mais amplo e menos especifico; por fim, caso possua, acrescente cursos realizados na amplitude das áreas citadas, mesmo que não sejam cursos tão relevantes.

 

É fundamental que as áreas de interesse sejam relacionadas, por exemplo: Contabilidade, Financeiro e Administrativo. Jamais algo do tipo Educação Física, Matemática e Fotografia.

 

Durante a entrevista de emprego, valorize sua polivalência. Em tempos de crise, muitas vezes o profissional executará mais do uma função. Por isso, esse pode ser o diferencial. Cite que entende a situação atual e que está à disposição para ajudar onde for necessário. Diretores e gerentes gostam de ter em sua equipe de trabalho profissionais com essa dinâmica.

 

Neste momento, uma desvalorização pontual por parte do candidato, na base salarial, também é importante. É claro que em tempos ruins, as oportunidades financeiras são inferiores, esse é um fato e não há como evitá-lo. Dessa forma, procure uma empresa que a médio prazo lhe possibilite voltar ao patamar salarial anterior e, posteriormente, superá-lo.

 

Pense em um plano de carreira e informe isso na entrevista. O planejamento a médio prazo e a escolha por uma empresa que lhe possibilite futuro é uma aposta inteligente e muito valorizada pelos recrutadores e superiores diretos.

 

Por fim, caso exista uma reserva financeira, invista em um curso que amplie seus conhecimentos. Além disso, este irá agregar networking e mostrará para as empresas que estão em busca de novos profissionais, que você é uma pessoa dedicada, com visão e que valoriza o aperfeiçoamento. Isto irá contar muitos pontos ao seu favor.

 

*Ricardo Karpat é diretor da Gábor RH e administrador de empresas especializado em Recursos Humanos com 15 anos de experiência no setor