Notícia

Artigos

02/09/2016 - 12h15

Quanto ofereceram de salário para você desistir dos seus sonhos?

Por Daniela do Lago*

 

Vejo constantemente profissionais caindo na armadilha de sempre, a do dinheiro! É importante levantarmos a questão sobre como lidamos com as escolhas profissionais e nos fazermos a seguinte pergunta: até que ponto vale a pena desistir da carreira planejada e sonhada por conta de um salário melhor hoje?

 

Será que vale a pena ter um bom salário no fim do mês e não exercer seu talento na empresa? Acordar todos os dias e ir arrastado trabalhar, viver uma vida sem graça e limitante?

 

Quando não trabalhamos de acordo com nosso talento, ficamos irritados, de mau humor, entediados e, por consequência, os resultados ficam comprometidos. Se você se sente frustrado com a sua profissão, é chegada a hora de uma revisão de vida.

 

Não estou dizendo para você largar seu emprego e jogar tudo para cima. Pelo contrário, eu quero alertá-lo para correr atrás dos seus sonhos. Em vez de reclamar, ficar preso em algo que te sufoca e deixa triste, experimente correr atrás do que realmente deixa você feliz.

 

Quando se escolhe um trabalho de acordo com o valor do salário e sem observar se o seu talento será aplicado, é comum acontecerem escolhas equivocadas.

 

Ao escolhermos uma carreira ou um trabalho focando no nosso talento, estamos seguindo nossa vocação, atendendo a um chamado interior. Neste sentido, podemos utilizar nossos dons e, automaticamente, passar a gostar do que fazemos. Esse é o grande segredo do sucesso na profissão.

 

O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro! Não paute sua escolha de profissão apenas no dinheiro. Ame essa profissão com todo o coração. Persiga para fazer o melhor e realize. Quando estamos na direção certa, com certeza, o reconhecimento vem (inclusive o financeiro) e tudo parece fluir naturalmente. Ou seja, o dinheiro virá como consequência.

 

Controle sua ansiedade para evitar tomar uma decisão apressada. Se conscientize de que resultado financeiro nem sempre acontece na velocidade que imaginamos, mas isso não indica que as coisas não estão dando certo. Planejamento e paciência são competências fundamentais para criar uma carreira de sucesso e abundância.

 

E, se você já percebeu que fez uma escolha errada ao aceitar seu trabalho atual, pense a respeito com seriedade. Se sentir que errou, mude e recomece. Trace um plano de ação imediatamente para seu período de transição e faça acontecer. Na estrada profissional, muitas pessoas podem mostrar o caminho, até iluminá-lo para que você siga com mais facilidade, mas o único que pode trilhá-lo é você!

 

*Daniela do Lago é coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora. Este artigo compõe o seu novo livro “UP! 50 dicas para decolar sua carreira”, que será lançado em setembro pela Integrare Editora. A obra contém dicas práticas de comportamento no trabalho