Tecnologia para RH

06/08/2020 - 15h13

Pesquisa mostra gap na hora de medir a produtividade de colaboradores em home office

Pesquisa mostra gap na hora de medir a produtividade de colaboradores em home office

 

Com a pandemia da Covid-19, a discussão sobre as relações de trabalho agora passa pelo aprimoramento do home office, uma vez que muitas empresas decidiram continuar apostando nesse modelo pelo menos até 2021. Boa parte das pessoas já se adaptou ao trabalho remoto e até sinalizou sua preferência por ele. Uns se sentem mais produtivos, outros não. Mas a questão principal é: como as empresas estão medindo essa produtividade?

 

Segundo pesquisa realizada pela Ahgora, especializada no desenvolvimento de  tecnologias para gestão de pessoas, a segunda maior dificuldade das empresas na gestão de equipes em home office está justamente relacionada à produtividade. Das 200 empresas brasileiras ouvidas, 35% relataram desafios no gerenciamento das entregas de atividades. “Muitos se sentem até mais produtivos em casa. Enquanto outros preferem o ambiente da empresa para o trabalho. Cada um tem suas individualidades e o home office não funciona para todos”, explica Lázaro Malta, CEO da Ahgora.

 

 

GESTÃO DE PONTO E JORNADA

A pesquisa indicou que 59% dos negócios não contam com nenhuma forma de controle ou gestão de ponto para as equipes em home office. E 71% deles não gerenciam a entrega de tarefas e cumprimento da jornada no trabalho remoto.

 

Uma das principais questões levantadas pelos empregadores é como fazer o controle de ponto e da produtividade dos times que estão fora do ambiente da empresa. Malta afirma que, mesmo não havendo obrigatoriedade desse registro para o formato remoto, é importante que a gestão da jornada de trabalho seja feita para trazer transparência na relação entre empregadores e colaboradores. “Com o uso de ferramentas tecnológicas é possível fazer a gestão de ponto, acompanhar a entrega de tarefas e a performance do time, mesmo à distância. Assim, RH e colaboradores têm essas informações à mão, tornando o gerenciamento da equipe ainda mais eficaz”, afirma.

 

De acordo com ele, a tendência é que os líderes possam avaliar, a partir do apontamento das atividades realizadas e o tempo investido em cada uma, o desempenho do colaborador.

 

 

TEMPO X PRODUTIVIDADE

Um dos principais fatores para a não implantação de uma ferramenta de medição de produtividade remota, segundo a pesquisa, é a questão financeira. Segundo 39% dos respondentes, o maior impeditivo no momento seria a necessidade de investimento, 31% apontaram a implantação do produto, 16% afirmaram que o modelo não funciona pra eles e 12% destacaram o treinamento que seria necessário para o uso da ferramenta.

 

Sobre a questão financeira, Malta conta que, desde março, a empresa disponibiliza um pacote de gestão home office gratuito, o Ahgora Anywhere Office, que fica à disposição das empresas até dia 30 de setembro. O software inclui a gestão de colaboradores remotos com marcação de presença através da autenticação do usuário por biometria facial ou via web e o gerenciamento da produtividade do time com cálculo do tempo por atividade: tudo para que as operações se mantenham ativas em meio à crise, preservando a saúde e o bem-estar das pessoas.

 

“A tecnologia é uma grande aliada para fazer o formato remoto de trabalho dar certo. Vale lembrar que já existem ferramentas que oferecem implantação a distância e treinamentos online, o que não coloca essas questões como impeditivas na hora de fazer a gestão de times em home office”, finaliza

 

Foto: Luka/Pexels

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