Tecnologia para RH

30/06/2020 - 11h00

Artigo - O registro do trabalho a distância

Artigo - O registro do trabalho a distância

 

 

Por Rogério Rodrigues*

 

A prática do home office, ampliada em todo o país após o início da quarentena, antecipou a qualidade de vida almejada, há anos, por muitos trabalhadores. Com o tempo economizado no deslocamento para o trabalho, o funcionário pode passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas ou cursos técnicos para desenvolvimento pessoal ou até praticar uma atividade física, por exemplo. Esses fatores contribuem para um aumento da produtividade, proporcionado pela conciliação do trabalho com a vida pessoal.

 

Para muitos, esse "novo normal" será mantido depois da quarentena. De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, 70% das empresas brasileiras pretendem manter o home office parcial ou integral. Outro levantamento, este realizado pela Cushman&Wakefield, consultoria global de serviços imobiliários comerciais, aponta que 40% das empresas que não trabalhavam em regime de home office antes da quarentena vão adotar essa prática de maneira definitiva. Entre os motivos estão o sucesso da experiência ao adaptar as equipes para o trabalho remoto e também os altos custos de manutenção do espaço físico. 

 

Mas, para que o trabalho remoto seja realmente produtivo, é preciso ter comprometimento, disciplina e organização dos colaboradores – como, por exemplo, com horários, pausas, realização de tarefas e cumprimento de prazos. Caso contrário, o gerenciamento assertivo das equipes fica comprometido, funcionários acumulam cansaço e sempre vai parecer que há tarefas a serem feitas o tempo todo – o que prejudica períodos de descanso e performance em todos os níveis hierárquicos. 

 

Para ajudar nessa adaptação, os empresários podem se valer da tecnologia. As ferramentas que realizam o controle e registro de trabalho a distância são importantes aliados tanto da empresa quanto dos trabalhadores. 

 

As vantagens são redução de custos, facilidades e modernização no controle da jornada de trabalho. As soluções disponibilizam relatórios de horas trabalhadas evitando, por exemplo, o pagamento de horas extras desnecessárias e banco de horas a mais. Também fornecem detalhes de localização por meio de internet em celulares, computadores ou por telefones fixos. Todas as informações de entrada e saída dos funcionários ficam registradas em um sistema de nuvem e geram automaticamente relatórios, que podem ser acessados pelo gerente da empresa ou de RH, oferecendo aos gestores facilidade no dia a dia e otimização do tempo. O resultado é de uma redução do passivo trabalhista de até 50% no ano, na comparação com empresas que não utilizam nenhum tipo de controle de jornada.

 

Para os trabalhadores, há a garantia da precisão dos cálculos de horas trabalhadas e auxílio no autocontrole das atividades. Além disso, os relatórios são comprobatórios do tempo trabalhado e, portanto, do salário a ser pago na prestação de serviço. Essas ferramentas também ampliam a possibilidade de uma pessoa se candidatar a vagas em outras regiões, sem a necessidade de deslocar toda sua família.

 

A maioria dos usuários dessas soluções ainda é composta por representantes de vendas de grandes empresas, que realizam o trabalho em deslocamento. Mas já notamos um movimento grande de companhias atuantes em diversos setores, como o de call center, que cresceu 30% desde o início da pandemia, e as empresas com até 10 funcionários, que representam 18% da nossa plataforma. 

 

Isso nos mostra que, possivelmente, muitas modalidades, antes impensadas para serem feitas remotamente, sairão da pandemia quebrando inúmeros paradigmas. E que o trabalho a distância veio para ficar.

 

*Rogério Rodrigues é project manager da Ponto Móvel

 

Foto: Divulgação

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