Talentos

02/12/2019 - 11h54

Catho realizará mutirão gratuito para ajudar PcDs na empregabilidade

Catho realizará mutirão gratuito para ajudar PcDs na empregabilidade

Nesta terça-feira (3), é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que reforça a importância de debater a diversidade e refletir sobre os obstáculos enfrentados por esse público no seu dia a dia, que não são poucas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 5,2 mil profissionais com deficiência, o laudo – documento que caracteriza deficiências e também é utilizado como pré-requisito para a contratação de profissionais abrangidos pela Lei de Cotas – é identificado por 76% dos respondentes como um dos principais entraves na busca por emprego.

 

Dentre os profissionais que não possuem laudo, 64% já tiveram problemas em ser contratados devido à ausência do documento. Já entre os que possuem a declaração, 29% tiveram problemas na hora de efetivação. As principais queixas são de que as empresas negam o laudo mas não justificam o motivo (35%) ou o documento estava incompleto ou errado (23%).

 

Ainda segundo o levantamento, os principais pontos de dificuldade dos profissionais com deficiência em relação ao laudo e à contratação no mercado de trabalho estão atreladas a: falta de conhecimento por parte das empresas (43%), dificuldades para conseguir uma consulta e solicitação de laudo (32%), falta de informação sobre as deficiências que são abrangidas pela Lei de Cotas (27%) e carência de informações sobre os itens que precisam constar no laudo(24%).

 

Para contribuir com a empregabilidade desse público, no próximo dia 10, pela primeira vez, a Catho realizará um mutirão de empregabilidade gratuito. O evento Minha Vaga Por Direito será realizado das 9 às 17 horas, no auditório da Universidade Mackenzie, na capital paulista.

 

Como diferencial, a programação contará com a execução gratuita do laudo caracterizado por deficiência realizada por profissionais da saúde da Etikz, assessoria de Medicina e Segurança do Trabalho.

 

"Demos um passo maior com a criação do evento porque apostamos na prática como um processo efetivo de inclusão. Nosso objetivo é massificar a iniciativa, criando uma nova perspectiva para esses profissionais. Eles estão no mercado, são capacitados, mas nem sempre são enxergados como. A nossa contribuição é transformar esse movimento em algo que possa ser palpável, que gere frutos e mudanças", afirma Maiara Tortorette, gerente da Catho.

 

Imagem: Pixabay

Deixe seu comentário: